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Global Mobility Call regressa a Madrid em setembro

A segunda edição da Global Mobility Call terá lugar de 12 a 14 de setembro em Madrid. O evento, um dos mais importantes sobre mobilidade sustentável, é organizado pela IFEMA Madrid e Smobhub, tendo sido apresentado na passada quinta-feira.

A cinco meses do início do certame, a Global Mobility Call conta já com 30 parceiros associados, entre as quais várias associações espanholas e internacionais, além mais de uma centena de empresas expositoras e 50 startups confirmadas. Mais uma vez, o evento é patrocinado pelo Governo espanhol, através do Ministério dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana, e o apoio da Comunidad de Madrid e do Ayuntamiento da cidade.

A Global Mobility Call reunirá grandes empresas e associações do setor energético, como a Cepsa, Iberdrola e Total Energies; transportes públicos, com o Consórcio de Transportes, EMT e Metro de Madrid; mobilidade multimodal, com a Adif, Aena, Arriva, Enaire, Iberia, Puertos del Estado, Renfe e Senasa; tecnologia e inovação, com a Etra, Indra, Ineco e Sistem; e infraestruturas, com o Instituto Geográfico Nacional, entre outros.

A GMC reunirá 10.000 profissionais, para além de outros 15.000 estimados a participar através da plataforma digital, num encontro que promoverá relações multi-setoriais entre empresas, instituições, associações e peritos, no quadro das oportunidades oferecidas pelas políticas da União Europeia em matéria de poupança de energia e mobilidade sustentável, através dos fundos da NextGenerationEU que mobilizarão 800.000 milhões de euros, grande parte dos quais destinados a projetos de mobilidade. Espera-se uma participação internacional de cerca de 50%, com a presença de 16 países europeus e latino-americanos.

A conferência de imprensa de apresentação da Global Mobility Call contou com a presença de María José Rallo, secretária-geral de Transportes do Ministério de Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana do Governo Espanhol; David Pérez, Consejero Regional de Transportes e Infrastruturas da Comunidad de Madrid; José Vicente de los Mozos, presidente do Comité Executivo do IFEMA Madrid; David Moneo, diretor da Global Mobility Call, e Juan José Lillo, co-fundador do Smobhub.

“O estabelecimento de novos modelos de mobilidade amigos do ambiente é vital para minimizar os graves efeitos da crise climática que enfrentamos. Global Mobility Call 2023 é uma oportunidade única para aprender sobre as soluções de mobilidade mais avançadas e inovadoras. Estou confiante que as suas conclusões atrairão a atenção da sociedade espanhola e da opinião pública mundial”, afirmou María José Rallo, secretária-geral de Transportes do Ministério de Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana do Governo Espanhol.

Segundo José Vicente de los Mozos, Presidente da IFEMA Madrid, “as alianças com organizações multilaterais permitirão que a segunda edição inclua vozes líderes dos setores que compõem a mobilidade sustentável, consolidando ao mesmo tempo a projeção internacional do evento através da participação direta de grandes organizações internacionais. Também trabalhamos através das delegações comerciais em diferentes países europeus e latino-americanos para atrair empresas, investidores e líderes internacionais”.

Esta segunda edição da GMC coincidirá com a presidência espanhola do Conselho da União Europeia, que tem início a 1 de julho. Assim, o Ministério dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana (Mitma) irá organizar, no âmbito da Chamada à Mobilidade Global, dois eventos paralelos: a “Conferência Técnica sobre Mobilidade em Áreas Rurais” e uma reunião da “Parceria PEP sobre Mobilidade Activa”.

Além disso, o evento terá uma área específica para cidades e territórios, nacionais e internacionais, que irá apoiar a troca de experiências e conhecimento de tendências, histórias de sucesso e planos de implementação de novas soluções de mobilidade e zonas de baixas emissões, em torno da maior colaboração público-privada e plataforma empresarial sobre mobilidade sustentável.        

A GMC terá ainda um espaço de inovação formado pelo conjunto de startups e scaleups, através de fóruns e plataformas para promover novas iniciativas através de fundos de investimento públicos e privados. Também planeia promover a nova geração de talentos com universidades, centros educacionais e organizações internacionais.

O evento será estruturado em duas áreas: o Espaço Congresso GMC, que girará em torno de 8 itinerários temáticos, com peritos e representantes empresariais e instituições de alto nível, e o Espaço Expo GMC, onde serão promovidas relações multi-setoriais entre empresas, instituições, associações e peritos.

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