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Lancia regressa a Portugal

Depois de quase uma década em que esteve apenas presente no mercado italiano com o pequeno citadino Ypsilon, a Lancia procura agora relançar-se como “uma marca credível, respeitada e desejável no mercado premium europeu”.

O plano estratégico a dez anos para o “Renascimento” da marca italiana assenta em três pilares – eletrificação, qualidade e sustentabilidade – e prevê a introdução de três novos modelos, um a cada dois anos. O primeiro será o Novo Ypsilon, que será apresentado em 2024, em versões híbridas e elétricas. O segundo modelo chegará em 2026, data a partir da qual apenas serão lançadas propostas 100% elétricas. Finalmente, em 2028, com a chegada do novo Delta, a marca italiana passará a comercializar exclusivamente modelos elétricos.

A Lancia anunciou agora que Portugal fará parte da restrita lista de mercados europeus em que irá introduzir o renovado Ypsilon no próximo ano: “Damos hoje um novo passo em frente no plano de Renascimento da marca para tornar a Lancia uma marca desejável, respeitada e credível no mercado premium europeu. Depois de termos anunciado o plano estratégico a dez anos e a entrada da marca na Europa, nomeadamente em Espanha, França, Alemanha, Holanda e Bélgica, temos agora o prazer de anunciar que vamos entrar em Portugal”, afirmou o CEO da Lancia, Luca Napolitano.

“Vamos nomear setenta novos concessionários em setenta cidades principais na Europa para coincidir com a chegada do novo Ypsilon no primeiro semestre de 2024. Teremos um modelo de distribuição inovador, com um número selecionado de concessionários, localizados nos centros das principais cidades e com o objetivo de oferecermos um elevado nível de qualidade, tanto online como offline. E em Portugal vamos concentrar-nos nas maiores cidades, entre elas Lisboa e Porto e com uma significativa capilaridade de pós-venda”, explicou Luca Napolitano.

De acordo com a Lancia, os critérios principais utilizados para selecionar os países e a respetiva rede de distribuição foram “o amor e a paixão pelo Made in Italy“, com Espanha, Bélgica, França e Portugal na liderança; e a relevância das vendas online, com os Países Baixos e a Alemanha nas posições cimeiras.

“Hoje é um dia especial, pois a Lancia está de volta a Portugal! É um privilégio para nós estarmos incluídos na primeira lista de países que farão parte do renascimento da Lancia. Há muito que Portugal se apaixonou pela Lancia, não só pela liderança indiscutível na competição de ralis e pelo seu carácter desportivo, mas também pela capacidade histórica de fazer as pessoas sonhar. Vamos concentrar-nos nas maiores cidades portuguesas, entre elas Lisboa e Porto, onde se concentram os maiores mercados e o maior potencial de futuros clientes Lancia”, afirmou David Correia, Brand Manager da Lancia Portugal.

O novo modelo de distribuição envolve um número selecionado de concessionários. A marca italiana garante que os novos showrooms com um “ambiente acolhedor” irão permitir que os clientes vivam uma experiência totalmente imersiva, tanto online como offline, recriando uma sensação caseira, através dos materiais, cores e atenção aos detalhes inspirados na arquitetura e no design italianos.

Lancia Pu+Ra HPE

A marca italiana apresentou, na passada semana, o Lancia Pu+Ra HPE, um concept car que corporiza as suas ambições para o futuro.

O Lancia Pu+Ra HPE é “o manifesto da marca para os próximos dez anos, que transporta a marca para a nova era da mobilidade elétrica e que sumariza o nosso modo de conceber e experienciar o automóvel. Iniciando-se com o novo Ypsilon, os nossos automóveis do futuro serão inspirados pelo Lancia Pu+Ra HPE” referiu Luca Napolitano sobre o modelo.

A Lancia explica que o nome do concept reúne o elemento ‘Pu+Ra’, referente à nova linguagem de design “pura e radical” da marca, à sigla HPE – High Performance Electric. Este automóvel 100% elétrico é construído a partir de módulos tecnológicos (motor, bateria, suspensão, travões, etc.) oriundos do Novo Ypsilon e introduz as principais ideias que vão definir os modelos que a Lancia pretende lançar na próxima década: autonomia superior a 700 km e soluções de design como o tejadilho baixo, retrovisores exteriores digitais “elegantes”, jantes e outros elementos aerodinâmicas e três secções de proteção frontais.

É também, segundo a Lancia, o primeiro automóvel inspirado no universo do mobiliário, resultante da colaboração com a empresa de estofos Cassina, procurando recriar, no interior do veículo, “um espaço eclético inspirado pelo design de interiores, pela atmosfera das casas italianas, pela arquitetura fluida com grande atenção aos detalhes”.

A Lancia estabeleceu também parcerias com outras empresas italianas para utilizar materiais sustentáveis no interior Pu+Ra HPE, em linha com os valores inscritos no plano estratégico da marca, que prevê que 70% das superfícies tácteis sejam concebidas com recurso a materiais ecosustentáveis.

O Lancia Pu+Ra HPE é ainda o primeiro automóvel equipado com a interface virtual S.A.L.A. que será incluída no novo Ypsilon. A Lancia torna-se assim na primeira marca da Stellantis a adotar as tecnologias Chameleon, que ‘adapta’ a atmosfera do habitáculo de acordo com o ambiente exterior, ajustando o som, o ar e a luz em conformidade; e TAPE (Tailored Predictive Experience baseada em Inteligência Artificial ), que antecipa os estados de espírito do condutor e dos passageiros, e reage “para melhorar o seu bem-estar, graças à melhoria da atmosfera a bordo”.

As tecnologias permitem assim centralizar as funções de áudio, controlo de climatização e iluminação, permitindo a que o ambiente interior da viatura possa ser adaptado através de um botão físico ou de uma instrução vocal.

O comunicado avança que o progresso do sistema S.A.L.A. acompanhará a evolução das plataformas tecnológicas da Stellantis, permitindo a cada marca personalizar as características dos seus diferentes modelos.

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