A CUPRA acaba de lançar oficialmente o Tavascan, simultanemente o seu primeiro SUV elétrico, o seu segundo automóvel elétrico a bateria, e o seu terceiro modelo próprio, depois de se ter ‘autonomizado’ como ramo independente da SEAT.
Apresentado pela marca espanhola como “o primeiro herói de uma nova era” e um automóvel que “combina desejo com performance instantânea”, o CUPRA Tavascan foi inicialmente revelado, como um concept car, na edição de 2019 do Salão Automóvel de Frankfurt.
Produzido com base na plataforma MEB do Grupo Volkswagen, chega ao mercado com duas opções de motorização: uma versão de tração traseira, equipada com um motor de 210 kW (286 cv) e 545 Nm; e uma segunda versão com tração integral – denominada Tavascan VZ – que acrescenta um motor de 80 kW e 134 Nm no eixo dianteiro, para uma potência total de 250 kW (350 cv).
Esta versão mais potente acelera dos 0 aos 100 km/h em 5,6 segundos (0-50 km/h em 2,4 segundos). A velocidade máxima é limitada, nas duas versões, a 180 km/h.
A estas duas opções de motorização juntam-se as duas opções de bateria já conhecidas do CUPRA Born (e do seu ‘primo’ Volkswagen ID.3): de 58 kWh e 77 kWh. A bateria de maior capacidade permite autonomias (WLTP) de 550 km e 520 km, respetivamente nas versões com um e dois motores elétricos.
As credenciais desportivas que são a imagem de marca da CUPRA são reforçadas, no Tavascan, pela tecnologia de chassis dinâmico DCC Sport, suspensão desportiva e direção progressiva, atributos que a marca afirma proporcionarem uma experiência de condução “única”, complementada pelos os pneus de elevada performance instalados nas jantes de liga leve de 21”.
A CUPRA afirma também que o Tavascan é “o impulso para uma nova e marcante linguagem de design” da marca. No exterior, além das “proporções atléticas e desportivas” e das preocupações aerodinâmicas, a marca espanhola destaca a assinatura visual de três triângulos – uma desconstrução do seu emblema – dos faróis dianteiros de matriz LED.
Dentro do habitáculo, o destaque vai para a ‘espinha dorsal’, uma peça estrutural que une o corpo da consola ao tablier, servindo de base à arquitetura interior “não convencional” do Tavascan. Os bancos desportivos, de série, utilizam materiais reciclados e o ecrã central flutuante de 15″ do sistema de infotainment é o maior de sempre num modelo da CUPRA.
O CUPRA Tavascan também integra um Human Machine Interface (HMI) concebido com o objetivo de otimizar o sistema de infotainment, e um sistema de som com 12 altifalantes desenvolvido em colaboração com a empresa Sennheiser.
Quanto aos sistemas de segurança e apoio à condução, a CUPRA assinala a nova versão do Connected Travel Assist, que melhora o desempenho do sistema através dos dados recebidos da Cloud, especialmente em estradas mal sinalizadas. Está também disponível o sistema de mudança automatizada de faixa e funcionalidades avançadas de apoio ao estacionamento, incluindo assistência ao estacionamento remoto (RPA).
O CUPRA Tavascan será produzido na fábrica do Grupo Volkswagen em Anhui, na China. Chega ao mercado em 2024, com um objetivo de vendas superior a 70.000 unidades por ano.