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A Tesla está a vencer a batalha do carregamento na América do Norte

A Tesla lidera na América do Norte no domínio dos carregamentos, na sequência das negociações estratégicas com a Ford e a GM. Em inícios de 2024, os utilizadores de veículos elétricos da Ford já terão acesso à extensa rede de 12 000 carregadores de corrente contínua da Tesla, com recurso a adaptadores. Já em 2025, a Ford equipará os seus veículos com o conector de carregamento da Tesla.

Também a GM celebrou um acordo semelhante com a Tesla em Junho. Assim, a Ford e a GM poderão expandir a sua rede de carregadores de modo a satisfazer as necessidades dos seus clientes, apoiando-se no software da Tesla para localizar e financiar as operações de carregamento. Esta aliança estratégica coloca a Tesla na vanguarda da experiência de carregamento para os clientes da Ford e da GM.

Tesla oferece experiência de carregamento superior

Como proprietário de um Tesla e anteriormente de um Chevrolet Bolt, posso afirmar que a experiência de carregamento oferecida pela Tesla é muito melhor. Enquanto os proprietários de veículos elétricos de outras marcas dependem de aplicativos para encontrar pontos de carregamento e calcular se sua bateria terá carga suficiente, os motoristas da Tesla têm uma experiência mais simples e conveniente.

Os carregadores da Tesla são projetados de forma mais intuitiva, sem a necessidade de cartões de crédito ou crachás. Além disso, eles possuem uma interface única de comunicação, enquanto outros carregadores têm que lidar com vários protocolos. A confiabilidade da rede de carregamento da Tesla nos EUA é superior a 99%, em comparação com a avaliação recente de apenas 72% para outras redes.

Além disso, a Tesla oferece economia significativa em termos de custo de hardware e instalação. Segundo a própria empresa, esses custos são de 20% a 70% mais baixos do que as soluções da concorrência, dependendo da região geográfica. Como o fabricante do veículo elétrico também é o operador da rede de carregamento, a Tesla se concentra em minimizar os custos operacionais. No quarto trimestre de 2022, o custo operacional atingiu $0,12/kWh (excluindo energia), uma redução de 35% desde o primeiro trimestre de 2021, graças principalmente ao aumento da utilização, que será ainda maior com a entrada da Ford e da GM no mercado.

O NACS da Tesla torna-se a norma da indústria na América do Norte

O NACS da Tesla é atualmente a norma da indústria na América do Norte. Os veículos da Tesla representam mais de 70% de todos os veículos elétricos que circulam na região. Ainda que os concorrentes tenham ganho terreno, a Tesla continua a deter cerca de 60% do mercado no primeiro trimestre de 2023.

Juntamente com a Ford e a GM, o conjunto destas três empresas representa cerca de 75% do mercado de veículos elétricos no primeiro trimestre de 2023. A Tesla é claramente a vencedora da batalha do carregamento na América do Norte, não só em termos de volume, mas também de liderança tecnológica.

Embora o domínio do NACS sobre o CCS na América do Norte não seja um problema para os condutores de veículos elétricos dos últimos anos e futuros, dado que os adaptadores estão disponíveis em ambos os sentidos, a interoperabilidade é essencial. Esta condição foi estabelecida como parte dos incentivos do governo federal e é importante porque os veículos permanecem na estrada durante longos anos. Acresce que as redes de carregamento independentes, como a Electrify America, a ChargePoint e a EVgo, serão forçadas a equipar as suas estações com o conector NACS caso não queiram sofrer perdas significativas de quota de mercado.

O que é que a Tesla ganha com isso?

A empresa beneficiará de mais de 10 anos de investimento na sua infra-estrutura de carregamento. Como fabricante de veículos elétricos, gerará lucros em cada carregamento e será capaz de cobrar uma taxa fixa e/ou taxas anuais aos parceiros OEM, reforçando a sua rentabilidade.

Paralelamente, a Tesla terá acesso a tecnologias emergentes e poderá obter dados relacionados com os veículos de outros fabricantes, tais como a localização dos veículos, padrões de utilização e perfis técnicos de carregamento. Esta posição estratégica pode ser utilizada como uma vantagem no futuro, uma vez que a Tesla pode restringir as opções de carregamento disponíveis para os seus parceiros.

Outra vantagem é que, ao abrir a sua rede a outras marcas, a Tesla pode aceder a financiamento federal para infra-estruturas, incluindo uma verba de 7,5 mil milhões de dólares destinada a estações de carregamento de alta velocidade, de acordo com a fórmula da Infra-estrutura Nacional de Veículos Eléctricos. Contudo, a Casa Branca já sublinhou a necessidade de interoperabilidade como condição para a atribuição destes incentivos, ou seja, a instalação de um número mínimo de conectores CCS standard. Resta saber se a Tesla vai entrar em conflito com o governo federal, instalar alguns conectores CCS (o que é improvável) ou continuar a investir por conta própria.

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