fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Carros elétricos Canoo levarão astronautas à Lua

A NASA vai adotar três novos veículos Canoo 100% elétricos para transportar os astronautas até à rampa de lançamento, substituindo os antigos Astrovans em serviço desde 1984. Desenvolvidos em colaboração com a NASA, estes veículos, denominados Crew Transportation Vehicles (CTV), desempenharão um papel fundamental nas missões Artemis, concebidas para levar os humanos de volta à Lua.

Os CTVs foram meticulosamente concebidos com base nas especificações rigorosas da NASA, com especial atenção à adaptação ao ambiente espacial, uma vez que os astronautas já estarão vestidos com os seus fatos espaciais quando entrarem neles. A acessibilidade foi uma prioridade e a Canoo anunciou que cada CTV poderá transportar quatro astronautas, bem como membros da tripulação de apoio e equipamento, para as plataformas de lançamento.

A colaboração entre a NASA e a Canoo estendeu-se também ao design interior e exterior, às cores e até ao estilo das rodas dos veículos. Charlie Blackwell-Thompson, diretor de lançamento da missão Artemis, sublinhou que a parceria se centrou na segurança e no conforto das tripulações durante a sua viagem até à plataforma antes de partirem para a Lua.

Tony Aquila, Diretor-Geral da Canoo, manifestou o seu orgulho pela parceria: “Estamos entusiasmados por fazer parte das missões Artemis e entregar os primeiros veículos de transporte de tripulações 100% elétricos… é um dia de grande orgulho para a Canoo e para os nossos parceiros, que trabalharam incansavelmente para fazer a nossa parte”.

Apesar da sua importância na missão, é de salientar que estes veículos apenas percorrerão uma curta distância de cerca de 9 milhas (aproximadamente 15 km) de cada vez que transportarem os astronautas para a rampa de lançamento.

Esta parceria realça a importância da inovação e da cooperação entre organizações públicas e privadas para alargar as fronteiras do conhecimento humano e da exploração espacial.

Show More