Criado a partir de uma obsessão, é a provocação máxima do design CUPRA. É um automóvel desportivo que ultrapassa os limites do design e da performance e questiona a forma como os automóveis serão imaginados e criados no futuro. É a tradução física do primeiro automóvel totalmente criado no espaço virtual da CUPRA, para uma futura geração de condutores.
Mais de 270.000 configurações foram feitas pela Tribo CUPRA, incluindo os embaixadores da marca, como os jogadores do FC Barcelona Alexia Putellas, Marc ter Stegen, Ansu Fati e o ator Daniel Brühl, ajudaram a definir o design do CUPRA DarkRebel. Os dados recolhidos online no Hyper Configurator foram incorporados no design final do CUPRA DarkRebel, que passou agora do mundo virtual para o mundo real com a revelação da versão física no IAA em Munique.
O resultado é um automóvel desportivo de dois lugares 100% elétrico com uma arquitetura “shooting brake” que reflete a paixão e a mentalidade disruptiva da marca CUPRA. Tem uma cor exterior enigmática, semelhante a mercúrio líquido, a luz como um material tangível e uma atenção acrescida à sustentabilidade.
De acordo com Wayne Griffiths, CEO da CUPRA: “Graças à paixão e à criatividade da Tribo CUPRA, conseguimos transformar uma das nossas mais poderosas obsessões num verdadeiro showcar. O CUPRA DarkRebel é a provocação máxima do design CUPRA. É um rebelde com um objetivo: provar que os automóveis elétricos do futuro podem ser desportivos, sexy e emocionantes”.
A iluminação é um elemento-chave no design do CUPRA DarkRebel, a começar pela luz no logótipo. Destaca o diálogo entre o material e o imaterial, mostrando como a luz pode suportar cores e materiais e transformar a transparência de peças cristalinas em esculturas sólidas coloridas de forma digital. O aspeto radical e elegante da frente do veículo é realçado pela icónica assinatura luminosa triangular CUPRA que emerge da carroçaria, dando vida ao automóvel. O conceito de iluminação baseia-se na decomposição do logótipo CUPRA em três triângulos, que são depois aplicados como DRLs (Daytime Running Lights).
A coluna central do veículo, com o aspeto de uma quilha de veleiro é feita de um material transparente e cristalino que liga a frente e a traseira do CUPRA DarkRebel. Este conceito realça o design inovador do veículo, conferindo-lhe um carácter desportivo.
As superfícies delicadas, com uma forte combinação de linhas definidas, geram a força do design, exprimindo uma concentração de energia e de objetivos. Tudo isto realçado pela enigmática cor da carroçaria.
O carácter fluido do tom violeta escuro adapta-se e muda consoante a forma como a luz ambiente incide sobre a carroçaria do veículo, realçando a postura forte e definindo o DarkRebel como um automóvel desportivo criado para ser conduzido.
O design das jantes do DarkRebel é influenciado pelos carros de competição da marca, tendo como principais atributos a performance e a eficiência. O logótipo CUPRA, de forma triangular, é expandido parametricamente através de toda a jante, desde a estrutura às coberturas aerodinâmicas e às peças de cobre do design.
O design exterior inovador do CUPRA DarkRebel é realçado pelas suas dimensões de 4,5 metros de comprimento, 2,2 metros de largura e 1,3 metros de altura, o DarkRebel ganha vida, especialmente quando as portas se abrem a uma altura de 2,2 metros. Estas ajudaram a obter o seu habitáculo de 1/3 em contraste com as proporções da carroçaria de 2/3 e os contornos fortes dos ombros que lhe conferem uma alma desportiva.
“O CUPRA DarkRebel representa todo o ADN e valores da marca. Com ombros mais largos, um capot longo e um habitáculo mais baixo, o seu foco é o condutor”, explica Jorge Diez, Diretor de Design CUPRA. “O CUPRA Dark Rebel foi criado para entrar numa nova dimensão onde o desejo, a emoção e a superação sem limites são a nossa obsessão.”
A lateral do DarkRebel é caracterizada pela ligação da carroçaria com a frente e a traseira através de canais esculpidos na superfície, que revelam todos os elementos técnicos, como símbolo da relação entre o exterior e o interior.
O CUPRA DarkRebel desafia as regras do design também no interior. Através da dualidade entre os músculos e o esqueleto, a carroçaria e a estrutura, é criado um cockpit inesperado e inovador. A utilização do design paramétrico e do fabrico aditivo permite uma abordagem mais sustentável. Ao entrar no veículo, os passageiros encontram-se num ambiente envolvente, radical e extremo, delimitado por formas dinâmicas, de onde emergem estruturas leves e simples. Os componentes de condução, que são verdadeiras jóias do design, completam o interior único, graças à precisão das suas formas e à tecnologia de vanguarda.
No interior do showcar, a simplicidade e a pureza do habitáculo são complementadas pelo cuidado artesanal de certos elementos-chave para a experiência de condução.
O elemento-chave do habitáculo é a coluna central com as suas formas assimétricas, ligeireza e aspeto escultural. Produzida com a tecnologia de impressão metálica 3D de última geração, proporciona uma performance estrutural com a máxima leveza, emergindo entre a base dos bancos e prolongando-se em direção ao condutor. Disponibiliza a posição perfeita para os elementos de condução mais importantes. Graças ao seu ajuste longitudinal, sincronizado com o deslizamento do conjunto de pedais, proporciona o ajuste ergonómico ideal para uma condução desportiva.
Outro elemento-chave no interior são os bancos baquet Supersport, com encostos de cabeça revestidos com tecido de tricotagem 3D e suportados por uma estrutura feita de um material transparente cristalino e inserções de cobre. Os bancos baquet Supersport são montados numa posição baixa e superam os seus limites pela sua forma leve, oferecendo apoio lateral para toda a perna. Do fundo, emergem em direção à parte superior e ganham forma de maneira surpreendente. Nas suas zonas de contacto, adaptam-se e abraçam os ocupantes para oferecer o máximo conforto e aderência para uma condução desportiva.
Um dos principais protagonistas no interior do CUPRA DarkRebel é o volante, que combina as geometrias do mundo das corridas com a interatividade do mundo dos jogos. As mãos são perfeitamente adaptadas à sua ergonomia e o condutor sente, desde o primeiro momento, toda a potência e controlo durante a condução do veículo.
Neste momento, o próximo ponto de atenção do condutor é a manete de velocidades, localizada na coluna central e fabricada num material transparente cristalino, que ilumina e apela ao toque.
Este é um automóvel desportivo que privilegia a performance, tanto em estrada como em tecnologia. No tejadilho, há uma câmara térmica que monitoriza o estado do habitáculo e o sistema inteligente de controlo da climatização ajusta a temperatura e os fluxos de ar em conformidade, com o ar a sair através de aberturas localizadas sob o para-brisas. As grelhas, revestidas com um tecido elástico respirável que foi desenvolvido no mundo do desporto de alta competição, expandem-se e tornam-se visíveis em função da quantidade de ar fornecida. Por fim, a cor da iluminação ambiente nesta zona explica se o interior está a aquecer ou a arrefecer.
A comunicação através da iluminação continua graças à utilização de uma tela fluida na parte superior do habitáculo que cria um modelo perfeito para os efeitos de iluminação, potenciando as emoções e as experiências dos ocupantes. No interior, são também utilizados materiais sustentáveis feitos de bambu 90% biodegradável. A luz flui pela parte da frente do habitáculo, por baixo do para-brisas, emerge das laterais dos bancos, as costas dos bancos são iluminadas, criando uma vibração que pode mudar de cor entre o azul-escuro e um magenta e violeta cintilantes e reflectores. Alguns elementos, como o volante, contribuem para o efeito de brilho energético.
O CUPRA DarkRebel oferece uma experiência de utilizador (UX) e um design de interface de utilizador (UI) de vanguarda. Com a mentalidade única e o ADN digital da CUPRA, o CUPRA DarkRebel redefine a experiência automóvel, combinando na perfeição os mundos físico e digital. Ao integrar uma experiência gamificada, os utilizadores não estão apenas a conduzir; estão a envolver-se numa ligação contínua e imersiva com a Tribo CUPRA.
As ações UX/UI do CUPRA DarkRebel oferecem três experiências únicas: Exponential Square (Quadrado Exponencial), Exponential Cube (Cubo Exponencial) e Exponential Infinite (Infinito Exponencial):
- Exponential Square: amplifica a experiência através de um cockpit digital moderno, com gráficos futuristas e um avatar 3D personalizável que humaniza a experiência.
- Exponential Cube: o veículo incorpora o ADN das corridas, oferecendo uma experiência eletrizante inspirada nos carros de corrida de alta performance e no mundo dos jogos: posicionamento em tempo real na pista, cronometragem de voltas e dados de performance.
- Exponential Infinite: aventura-se no território inexplorado da mobilidade conectada. Enquanto o carro está estacionado e carregado, os utilizadores podem entrar no Metahype, o espaço da CUPRA no metaverso. O automóvel oferece aos utilizadores a oportunidade de interagir com a tribo CUPRA.
Estas três experiências, controladas a partir do volante, adaptam o automóvel por completo, desde o exterior, ao interior, à iluminação, ao som, bem como às funções exclusivas de cada experiência.
O CUPRA DarkRebel foi revelado na Volkswagen Group Night e será apresentado ao público no CUPRA Open Space na IAA Mobility 2023, em Munique, Alemanha (4-10 de setembro).