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Ford Trucks apresenta estratégia para a transição energética

Marca tem como meta chegar a 2030 com 50% de veículos carbono zero. A transição energética da Ford Trucks passa pela adoção do hidrogénio e baterias.

A Ford Trucks, marca global da indústria de veículos comerciais pesados, desvendou as suas soluções para a transição energética a curto, médio e longo prazo, na passada sexta-feira, em Lisboa.

Com o objectivo de chegar a 2030 com 50% de veículos carbono zero, alcançando os 100% em 2040, a marca de veículos pesados de mercadorias apresentou o protótipo do E-Truck Ford Trucks, planeando comercializar as primeiras unidades já em 2024, mas também os caminhos alternativos disponibilizados pela marca até a indústria chegar ao pleno da transição energética em 2040.

O E-Truck Ford Trucks, primeiro camião elétrico da marca, distingue-se por várias características, como uma autonomia até 300km; configuração de eixos 4×2 e 6×2; velocidade de carregamento em 75 minutos; capacidade de bateria 392 KWH; e sistema Connectruck. O CEO da Ford Trucks Portugal, Bruno Oliveira, detalhou que esta primeira versão foi desenvolvida para o short mile, ou seja, para funcionar em espaços citadinos. O primeiro protótipo do E-Truck, que vai estar em exposição no show-room da Ford Trucks Portugal em Alverca durante o próximo mês, se encontra adaptado com uma caixa de recolha de resíduos para sólidos urbanos.

Na apresentação, que contou com a presença de clientes e parceiros, assim como de responsáveis da sede da Ford Trucks, Bruno Oliveira realçou que a visão para a transição energética da Ford Trucks passa pelo hidrogénio e pelas baterias, nomeadamente as ‘fuel cell’ e o hidrogénio com motores térmicos. “No entanto, até chegarmos a esse nível de disponibilidade tecnológica, existem vários pequenos passos que podem ser dados sempre no âmbito de aumentar a eficiência energética do transporte e, por sua vez, reduzir a pegada carbónica”, salientou.

As soluções apresentadas por Burak Hoşgören, diretor para a Europa Ocidental da Ford Trucks, passam assim pelos combustíveis alternativos, como o HVO – Hydrogenated Vegetable Oil (oléos orgânicos injetados com hidrogénio); políticas de eficiência no motor de combustão, campo no qual a marca lançou a geração 1.5 do motor que permite poupanças de combustível na ordem dos 5% face à geração anterior; e a recente parceria com a CMB.TECH para a conversão de camiões para hidrogénio de duplo combustível (10% gasóleo, 90% hidrogénio).

“Existe uma série de etapas que estão a ser cumpridas de forma a atingirmos a neutralidade carbónica tão desejada em 2040”, esclareceu Bruno Oliveira.

Também Koray Kuvvet, diretor-geral da Ford Trucks, afirmou: “Temos um compromisso para com os nossos clientes, no sentido de desenvolver as melhores soluções nesta complexa transição energética.”

Os responsáveis destacaram ainda alguns desafios que a transição energética impõe à indústria automóvel. “Toda a indústria automóvel encontra-se sob pressão no sentido de desenvolver tecnologias neutras em carbono, só que a indústria automóvel sozinha não consegue fazer tudo”, sublinhou o CEO da Ford Trucks Portugal.

O investimento na regulamentação Euro 7, infraestruturas que acompanhem a tecnologia dos equipamentos, não só físicas, como ao nível do sistema de financiamento, foram os principais constrangimentos apresentados. “Se uma viatura de carbono neutro tiver um custo de aquisição quatro ou cinco vezes superior ao de uma viatura convencional de um motor térmico, quer dizer que os bancos têm de estar preparados para esse crescimento”, alertou Bruno Oliveira. O responsável advertiu ainda para o impacto que o encargo financeiro da transição energética vai ter junto do cliente final: “Isto vai chegar a todos nós, a não ser que existam incentivos a esta transição energética de forma a minimizar o impacto do aumento dos custos. Julgo que todos estão conscientes que o custo de transporte por tonelada vai aumentar”.

Além da transição energética, Emine Coşkun, diretora de Marketing da Ford Trucks, abordou o Ford Trucks Care: o ecossistema de serviços que vem criar valor acrescentado aos clientes da marca, sob pilares como a Conectividade, e-Mobilidade, UpTime, Serviços Financeiros e Customização.

Para a equipa da Ford Trucks é “essencial que todas as partes envolvidas no roteiro para as emissões zero se juntem para debater e esclarecer estes reptos e não colocar apenas a pressão sobre os produtores de veículos”.

O evento contou com a presença de cerca de 50 convidados, entre clientes, parceiros, imprensa e representantes da Ford Trucks Portugal e da Sede da Ford Trucks.

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