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Corremos e comprovámos que smart #1 garante autonomia estimada em corrida de consumos da Soc. Com. C. Santos

O smart #1, novo SUV de cinco lugares 100% elétrico que está em lançamento em Portugal, comprovou a autonomia estimada numa corrida de consumos organizada pela Sociedade Comercial C. Santos. O modelo anuncia 440 km de autonomia e os consumos registados permitiriam cumprir 432 km para cálculos de capacidade útil da bateria (62 kWh) e quase 460 para capacidade total da bateria (66 kWh).

Ao contrário de outras provas, as corridas de consumos não têm como objetivo ser-se o mais rápido (embora houvesse, neste caso, um tempo mínimo para cumprir a prova), mas o mais eficiente em termos energéticos. Nos dias 28 e 29 de novembro, três equipas (compostas por um jornalista e um parceiro ou cliente da Sociedade Comercial C. Santos) fizeram, ao volante de um smart #1, a ligação entre a Maia e Matosinhos (Leça da Palmeira), com passagem pelo Porto. A Eco Race smart #1 by Soc. Com. C. Santos partiu das instalações da empresa na Maia-Aeroporto e passou ainda pelos showrooms de Felgueiras e Boavista (Porto) antes de chegar ao destino.
Não ganhámos a corrida ao melhor consumo mas a diversão foi garantida.

O objetivo era percorrer os cerca de 125 km do percurso definido pela Sociedade Comercial C. Santos com menores consumos de energia. Não obstante esses objetivos de poupança, foi solicitado às equipas que dessem alguma “normalidade” à condução, no sentido desta se aproximar de um “comportamento” do dia a dia habitual de um utilizador de automóvel que seja cuidadoso com o acelerador do automóvel.

Assim, as equipas estavam obrigadas a manter uma velocidade de patamar mínima de 80 km/h nas autoestradas e de 40 km/h nas estradas nacionais e municipais. A maioria das duplas até manteve o ar condicionado ligado, ajustando apenas a regeneração (dois níveis no smart #1) e os modos de condução (Sport, Conforto e Eco são as opções no modelo).

O percurso Maia-Felgueiras era o mais curto (55 km), mas percorrer apenas estradas nacionais e municipais, era mais técnico, com bastantes curvas e inclinações mais fortes. Já o trajeto Felgueiras-Leça da Palmeira (70 km) privilegiava as autoestradas, embora a parte final também incluísse um percurso urbano, pelas ruas e avenidas das cidades do Porto – além do stand da Sociedade Comercial C. Santos na Boavista, a caravana smart #1 passou pela enigmática Casa da Música – e de Matosinhos.

O condutor 1 de cada equipa conduziu entre a Maia-Aeroporto e Felgueiras. O segundo percurso foi assegurado pelo condutor 2. As três unidades utilizadas pela equipa eram smart #1, no nível de equipamento Premium.

No fim de ambos os dias, a equipa com melhor desempenho participou na Eco Race smart #1 by Soc. Com. C. Santos a 28 de novembro e seguia no carro 2. Essa dupla percorreu os 125 km da prova com uma média de apenas 14,35 KWh/100, o que, tendo em conta os 62 KWh capacidade útil de armazenamento de energia da bateria de iões de lítio do smart #1, seria suficiente para uma autonomia total de 432 km. Aliás, se os cálculos fossem efetuados para os 66 kWh de capacidade total da bateria, a autonomia total do veículo da equipa vencedora seria de 459,9 km. O consumo médio da dupla vencedora fica bastante abaixo dos 16,8 KWh/100 anunciados pela marca (de acordo com o ciclo de teste WLTP) para o smart #1 Premium. Aliás, das seis equipas participantes, apenas uma não conseguiu consumos médios abaixo da “fasquia” anunciada pelo fabricante: a equipa do carro 1 do primeiro dia da iniciativa, que fechou o percurso ligeiramente acima, com 17,05 KWh/100.

O balanço da ação é positivo. “A Eco Race smart #1 by Soc. Com. C. Santos, a segunda ação deste género levada a cabo pela nossa empresa, foi bem-sucedida. Além de ser um interessante ponto de encontro entre participantes, permitiu, mais uma vez, mostrar que os automóveis 100% elétricos são opção para um grande leque de utilizadores de automóveis, mesmo para aqueles que conduzem diariamente distâncias pendulares. Recorde-se superiores à média de quilometragem da maioria dos automobilistas europeus é inferior ao que muitos de nós pode pensar. Esta é de acordo com o Eurostat, inferior a 20 km diários”, afirma o relações públicas da Sociedade Comercial C. Santos, Aquiles Pinto.

A estatísticas mais recentes do Eurostat, o Gabinete de Estatísticas da União Europeia, podem ser consultadas aqui. A quilometragem média diária, em concreto, está nesta ligação.

Autonomia acima de 400 km

O smart #1, apresentado em 2022 e acabado de chegar a Portugal, inaugura uma nova era para a marca, que é agora uma joint-venture (formalmente anunciada em janeiro de 2020) entre o Mercedes-Benz Group e a Geely Holding. Em 2024 chegará o SUV coupé #3 e a gama não ficará por aqui.

O smart #1 conta com o design premium da Mercedes-Benz e a evoluída plataforma SEA da Geely. Com um comprimento de 4270 mm e uma distância entre eixos de 2750 mm, o smart #1 não renega as origens urbanas da marca, mas oferece novas opções em termos de necessidade de espaço a bordo. A bagageira pode oferecer entre 273 e 411 litros (banco traseiro deslizante), a que se junta um pequeno espaço de 15 litros sob o capô.

Com potências entre 272 cv e e 428 cv, o smart #1 tem autonomias de até 440 km (a bateria tem 66 kWh de capacidade). É proposta nas linhas Pro+, Premium e BRABUS. As variantes Pro+ e Premium têm tração às rodas traseiras e contam com um motor de 272 cv e 323 Nm de binário. A velocidade máxima é de 180 km/h (limitada) e os 100 km/h são atingidos em 6,7 segundos.

O smart #1 BRABUS tem tração integral. O motor adicional no eixo da frente eleva a potência para 428 cv e o binário para 543 Nm. O resultado são performance verdadeiramente desportivas, com a distância 0-100 km/h a ser batida em apenas 3,9 segundos. A autonomia não fica, porém, muito longe das variantes menos potentes e o modelo pode percorrer 400 km com apenas uma carga.

Os preços da linha Pro+ começa nos 41 950 euros (com IVA) e a linha Premium nos 44 450 euros (com IVA). Por fim, o smart #1 BRABUS custa 48 450 euros. O smart #1 pode ser observado de perto nas instalações da Sociedade Comercial C. Santos junto ao Aeroporto do Porto.

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