A Polestar (Nasdaq: PSNY) publicou o seu Relatório de Sustentabilidade 2023, revelando um progresso significativo nos seus objectivos climáticos. Em 2023, a marca sueca de carros elétricos de alto desempenho alcançou uma redução de 9% nas emissões relativas de gases de efeito estufa por carro vendido.
Esta conquista equivale a uma diminuição de 3,4 tCO2e em comparação com 2022 e foi possível graças a um foco concentrado em três áreas principais: a seleção de materiais com menor impacto climático, a utilização de eletricidade renovável na produção de automóveis e baterias e o aumento da eficiência energética na fase de utilização.
Fredrika Klarén, Directora de Sustentabilidade da Polestar, afirmou: “A nossa visão é clara: queremos acelerar a transição para os veículos eléctricos e introduzir soluções mais sustentáveis e inovadoras para os tornar ainda melhores. Reconhecemos que a nossa indústria tem um enorme potencial de melhoria quando se trata de lançar planos concretos para cumprir os nossos compromissos climáticos”.
Além disso, a Polestar concentrou-se em melhorar as suas práticas de rastreabilidade em 2023, expandindo o rastreio dos minerais de risco utilizados nas suas baterias. A empresa agora pode rastrear lítio e níquel, juntando-se ao cobalto e à mica monitorados desde 2020 e 2021, respetivamente, usando a tecnologia blockchain.
O relatório de sustentabilidade destaca a forma como a Polestar está a adotar uma abordagem de diligência devida para identificar e remediar os riscos relacionados com a sustentabilidade. A introdução de uma plataforma digital simplificou a recolha de dados relacionados com a sustentabilidade, apoiando a transparência e o cumprimento de regras e regulamentos.