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Green Future-AutoMagazine

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O Audi Q6 e-tron: mobilidade elétrica a um novo nível

O Audi Q6 SUV e-tron* é o primeiro modelo de produção com base na Premium Platform Electric (PPE) e é a nova referência da Vanguarda da Técnica. O novo modelo não se caracteriza apenas por um impressionante desempenho de condução e carregamento, mas também estabelece padrões em termos de autonomia e eficiência. O exterior é caracterizado por um poderoso design SUV com proporções perfeitas e elementos mais desenvolvidos, típicos dos veículos elétricos da Audi. A nova filosofia de design no interior e as tecnologias pioneiras que fazem a sua estreia no modelo abrem o próximo capítulo da mobilidade elétrica na Audi e fazem da Vanguarda da Técnica uma experiência tangível todos os dias.

O Audi Q6 SUV e-tron* é um SUV totalmente elétrico de tamanho médio do segmento premium e, portanto, complementa o portfólio de modelos SUV elétricos da Audi. Com um comprimento de 4.771 milímetros, uma largura sem espelhos de 1.939 milímetros e uma altura de 1.648 milímetros, o SUV oferece o máximo de espaço, conforto e, portanto, adequação ao uso quotidiano. 

A distância entre eixos de 2.899 milímetros permite oferecer bastante espaço para as pernas, especialmente para a segunda fila de bancos. Com estas dimensões, o Audi Q6 SUV e-tron* oferece espaço suficiente para cinco passageiros com bagagem. O exterior é poderoso, desportivo e perfeitamente proporcionado. No interior, uma nova filosofia de design chega à produção em série com o Audi Q6 SUV e-tron*. Motores elétricos potentes e uma bateria de iões de lítio recentemente desenvolvida com uma capacidade bruta total de 100 kWh (94,9 kWh, capacidade líquida) não só garantem uma aceleração impressionante, como também uma autonomia de até 634 quilómetros no Audi Q6 SUV e-tron quattro*.

Graças à tecnologia de 800 volts e a uma potência máxima de carregamento de 270 kW de série, o Audi Q6 SUV e-tron* destaca-se em paragens de carregamento curtas. Até 255 quilómetros podem ser recuperados em dez minutos numa estação de carregamento apropriada (HPC). O estado de carga (SoC) pode ser aumentado de 10 para 80 por cento em 21 minutos. As novas tecnologias que estão a ser usadas pela primeira vez no Audi Q6 SUV e-tron* e a arquitetura eletrónica E3 1.2, orientada para o futuro, dão vida à Vanguarda da Técnica. A soma destas inovações e pontos fortes cria as características que levam a mobilidade elétrica na Audi para o próximo nível. O Audi Q6 SUV 50 e-tron, o Audi Q6 SUV 55 e-tron quattro o SQ6 SUV e-tron* encontram-se disponíveis para encomenda desde abril. Os preços começam em 77.349 euros para o Audi Q6 SUV 50 e-tron, 82.949€ para o Audi Q6 SUV 55 e-tron quattro e 97.818 euros para o Audi SQ6 SUV e-tron*. Para além das diferenças de design e dos motores elétricos mais potentes, o Audi SQ6 SUV e-tron* tem também um equipamento de série mais extenso, incluindo o e-tron Sportsound. A suspensão pneumática desportiva controlada eletronicamente com um sistema de amortecimento adaptativo continuamente variável é opcional.

O Audi Q6 e-tron performance* é caracterizado pela tração traseira particularmente eficiente. Esta variante da família Audi Q6 SUV e-tron não só tem a maior autonomia com até 836 quilómetros em ciclo urbano – como é também a entrada na gama. O Audi Q6 SUV e-tron* com tração traseira está disponível a partir de 77.349 euros.

A nova filosofia de design entra em produção em série com o Q6 SUV e-tron 

O interior do Audi Q6 SUV e-tron* está mais do que nunca orientado para as necessidades do cliente. As propriedades dos materiais utilizados foram incorporadas no design interior numa fase muito precoce do processo de desenvolvimento e, em combinação com o ecrã panorâmico Audi MMI e o ecrã do passageiro MMI, criam um palco digital visualmente claro. O design de alto contraste do interior coloca deliberadamente elementos em primeiro ou segundo plano, criando uma arquitetura espacial tridimensional que é adaptada aos ocupantes em termos de design e ergonomia. O ambiente no interior foi concebido para ser decididamente caseiro. O Softwrap estende-se desde as portas ao longo de todo o cockpit até à consola central, criando uma sensação de espaço homogénea e envolvente. As mesmas cores e materiais de alta qualidade, alguns dos quais feitos a partir de materiais reciclados, podem também ser encontrados nos bancos. Por exemplo, o Softwrap da variante da S line utiliza o tecido reciclado Elastic Melange, fabricado a partir de poliéster 100% reciclado. O forro do tejadilho, o revestimento dos pilares e as palas de sol são feitos de tecido Draft, igualmente feito de poliéster 100% reciclado. 

O mesmo acontece com o tecido Argument. Os bancos desportivos com pesponto contrastante (KN) estão também disponíveis opcionalmente em tecido Elastic Melange. Na versão S line e no modelo S, o banco desportivo plus está opcionalmente disponível em microfibra Dinamica, também um material reciclado, ou em pele Nappa fina com costuras em diamante. A microfibra Dinamica também adorna o espelho retrovisor. Embora este tecido tenha um toque de camurça, quase metade é feito de poliéster reciclado, proveniente de resíduos têxteis. 

As superfícies de aplicação no painel de instrumentos são pintadas de série em cinzento volcano. Em alternativa, pode ser encomendado em “sweetgum” natural em castanho-claro ou em bétula linear natural em tom de madeira cinzento pedra ou ainda em alumínio escovado mate em antracite. A bétula linear é um folheado tecnicamente articulado, ou seja, uma madeira laminada que é cortada em folheados e fabricada a partir de madeira de bétula de origem europeia cultivada localmente e certificada pelo FSC/PEFC. O processo de produção deste folheado foi otimizado para permitir a utilização de uma maior proporção de madeira do que era possível no passado. O resultado é uma redução das sobras de madeira. 

Na linha S line e modelo S, os clientes podem escolher um tecido técnico em antracite, para além do alumínio escovado mate em antracite e da micro sarja de carbono de poros abertos. Este último é um tecido de poliéster inovador, de aspeto técnico, com conteúdo reciclado, que se caracteriza por uma estrutura tátil e um novo visual.

Os materiais utilizados foram selecionados de um ponto de vista funcional e, ao mesmo tempo, asseguram uma clara diferenciação de design das várias áreas do veículo no interior. As áreas orientadas para o conforto são concebidas com superfícies generosas e materiais macios. Em contrapartida, as superfícies de comando de design preciso, em preto brilhante de alta qualidade, realçam a clareza da interação. 

As características específicas do interior estão reservadas para o SQ6 SUV e-tron*, por exemplo, o contorno vermelho do botão start/stop, o diamante com a inscrição S no banco ou os ecrãs específicos S no MMI, bem como as pinças dos travões pintadas de preto com a inscrição S no exterior, a caixa dos espelhos retrovisores exteriores em Unique Chrome Silver, os para-choques com inserções em alumínio, a suspensão desportiva S e o som desportivo e-tron com afinação S.

Graças à nova estrutura Premium Platform Electric, desenvolvida especificamente para a mobilidade elétrica, o veículo apresenta também uma generosa sensação de espaço e amplitude, bem como um elevado nível de utilização quotidiana. A configuração deste SUV, em particular, foi especialmente concebida para satisfazer as necessidades dos clientes deste segmento. O interior oferece muito espaço e compartimentos de arrumação. Na consola central, existem dois suportes para copos, um carregador de telemóvel sem fios e um compartimento de arrumação por baixo do apoio de braços central com mais de cinco litros de espaço de arrumação. O maior conforto na segunda fila de bancos é típico de um automóvel elétrico sem túnel central. A bagageira oferece 526 litros de volume de carga. Se o banco traseiro for rebatido, o espaço aumenta para 1.529 litros. Os bancos traseiros podem ser rebatidos separadamente (40:20:40). Podem ser utilizados mais 64 litros no frunk – bagageira dianteira, sob o capot – um local conveniente para arrumar malas de viagem mais pequenas, por exemplo.

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