fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Siemens lança desafio a universitários com nova edição do Accelerate Challenge

A competição Accelerate Challenge está de regresso. O concurso, que já vai na sétima edição, desafia os jovens universitários a formar equipas para pensar na transição energética e na transformação digital em curso um pouco por todo o mundo. Ao participarem nesta iniciativa, os estudantes terão a oportunidade de melhor conhecer o mundo empresarial e industrial, de utilizar softwares de ponta no desenvolvimento dos seus projetos e de interagir com especialistas de áreas tecnológicas de futuro.

As inscrições estão abertas até 28 de fevereiro, devendo as equipas ser compostas por dois ou três estudantes (que se encontrem no último ano do curso de Engenharia Eletrotécnica) e, opcionalmente, por um professor. Cada equipa contará ainda com o apoio de um colaborador da Siemens, que estará disponível para acompanhar todo o processo e esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir.

O objetivo é que as equipas desenvolvam um projeto de uma infraestrutura elétrica capaz de responder a diferentes cenários relacionados com a distribuição e com a utilização mais racional da energia. O trabalho será realizado ao longo de 12 semanas, com recurso ao SIMARIS Suite – uma plataforma de softwares da Siemens que permite o cálculo e o dimensionamento das redes elétricas -, assim como a outras ferramentas da empresa que serão disponibilizadas para este efeito.

Os vencedores do concurso terão direito a um estágio profissional remunerado de um ano na Siemens e a uma viagem a um projeto de referência desenvolvido pela empresa.

“As infraestruturas são chave para a descarbonização da economia. Este concurso tem como objetivo desafiar os jovens universitários a refletir sobre a transição energética e digital em curso e sobre a importância de transformar as infraestruturas existentes para reverter ou limitar o aquecimento global. Iniciativas como esta são benéficas para os jovens, uma vez que, além da aproximação ao mercado de trabalho, permite-lhes trabalhar com tecnologias de ponta e ajudar a encontrar soluções para problemas reais. Além disso, é também importante para a Siemens, que, através destes concursos, tem oportunidade de estar em contacto direto com novos e promissores talentos”, afirma Rui Leal, responsável de Novos Negócios e Vendas na Siemens Smart Infrastructure.

A competição será marcada por diferentes fases, sendo que os cinco projetos mais inovadores serão apresentados perante um júri. Os vencedores serão conhecidos em maio, numa cerimónia a realizar na sede da empresa, em Alfragide.

Esta será a sétima edição desta competição que contou, desde o seu lançamento, com a participação de mais de 280 alunos, de 19 instituições de ensino superior e politécnicos nacionais.

Show More