O que é que se obtém quando se junta uma pequena equipa de engenheiros apaixonados, um dos automóveis de desempenho mais icónicos da Nissan e a mais recente tecnologia de veículos elétricos?
Embora os entusiastas de automóveis tradicionais possam ficar tentados a achar uma “controvérsia”, a resposta a esta pergunta foi revelada quando a Nissan exibiu a conversão única do R32 EV no Salão Automóvel de Tóquio de 2025.
Criado como um projeto de paixão por um pequeno grupo de funcionários da Nissan, no Japão, o R32 EV explora o potencial da eletrificação para proporcionar uma experiência de condução tão envolvente e gratificante como a do saudoso R32 GT-R.
A força motriz
A liderar o projeto está o engenheiro de longa data de grupos motopropulsores EV da Nissan, Ryozo Hiraku. Fã assumido do icónico R32 GT-R e antigo proprietário de um R32 Skyline, Jiraku soube desde o início que o projeto seria simultaneamente gratificante e controverso.
A sua decisão em doar um R32 GT-R para ser trabalhado pela equipa foi motivada pelo desejo de eletrificar um automóvel que venerava e garantir que poderia ser conduzido durante décadas.
Hiraku disse: “Perguntei-me se daqui a 30 anos – em 2055 ou mais – os proprietários desta incrível máquina ainda poderiam comprar gasolina e desfrutar da sua condução. Vi mérito em usar tecnologia elétrica e digital para replicar o apelo do R32 GT-R para que as gerações futuras o pudessem experimentar.”
A equipa também estava confiante de que, se conseguisse igualar com sucesso o desempenho de condução do lendário modelo utilizando eletrões em vez de gasolina, o conhecimento resultante poderia apoiar o desenvolvimento de futuros veículos elétricos.
Aparência enganadora
À primeira vista, o R32 EV quase poderia passar por um R32 GT-R de série. Com acabamento em cinzento Gun Grey metalizado, a aparência de fábrica do veículo disfarça o transplante de coração que sofreu.
Uma experiência eletrificante
Com o objetivo de reproduzir as proezas do venerado motor twin turbo de 2,6 litros, a equipa instalou um par de motores elétricos de 160 kW, cada um capaz de fornecer até 340 Nm de binário. Retiraram o banco traseiro e instalaram seu lugar uma bateria de 62 kWh do LEAF NISMO RC02.
Embora a afinação e o desenvolvimento do R32 EV estejam em curso, o objetivo da equipa não é exceder, mas sim igualar o desempenho do GT-R original, que produzia 280 CV (206 kW) e 353 Nm de binário.
Embora o R32 EV seja aproximadamente 370 kg mais pesado do que o veículo original, devido ao conjunto de baterias e aos componentes elétricos, os engenheiros afinaram a sua potência e binário para igualar a relação binário/peso do R32 GT-R original.
O objetivo é o desempenho dinâmico
Tal como aconteceu com o R32 GT-R, a equipa que está a trabalhar no R32 EV tem como objetivo criar um verdadeiro automóvel para o condutor, em vez de estar preocupada com a potência total e o desempenho em linha reta. E, da mesma forma, a chave para alcançar a desejada proeza dinâmica é um impressionante sistema de tração integral.
Quando foi lançado há 35 anos, o sistema de tração integral ATTESA E-TS da Nissan garantiu ao R32 GT-R original uma tração e estabilidade impressionantes em todas as condições meteorológicas. Com um sistema de embraiagem de acionamento hidráulico, podia distribuir o binário até 50:50 entre as rodas dianteiras e traseiras.
À medida que a equipa for avançando no desenvolvimento do R32 EV, irá trabalhar para afinar os motores elétricos de modo a corresponderem ao padrão de referência estabelecido pelo veículo original. Com um conjunto de sensores modernos e a ausência de componentes mecânicos como as embraiagens, os motores elétricos podem responder mais rapidamente e
distribuir o binário entre as rodas dianteiras e traseiras com uma precisão ainda maior do que o sistema mecânico que substituíram.
Suspensão desportiva
O R32 EV dispõe de um kit de suspensão desportiva NISMO com amortecedores Öhlins para garantir um comportamento de excelência e que haja uma rotação limitada da carroçaria, apesar do peso adicional dos componentes EV.
Envolver os sentidos
Enquanto a maioria dos veículos elétricos produzidos em massa tem como objetivo proporcionar uma experiência de habitáculo silenciosa, a equipa do R32 EV procurou reproduzir o envolvimento sensorial do R32 GT-R.
O R32 EV inclui a funcionalidade das patilhas de mudança de velocidades e um altifalante no habitáculo que emite um som inspirado no som original do motor RB26DETT.
Para reproduzir a sensação da caixa manual, a equipa programou as patilhas para criarem feeling semelhante ao sentido quando se passam mudanças manuais, simulando o breve solavanco que o condutor sente quando aciona a embraiagem e muda para cima ou para baixo numa caixa de velocidades mecânica.
Travões maiores e jantes inspiradas na fábrica
A equipa obteve discos e pinças monobloco maiores do R35 GT-R, assegurando uma potência de travagem ideal apesar do peso adicional do R32 EV. Para acomodar os discos maiores e as pinças mais robustas, a equipa desenvolveu uma jante de 18 polegadas inspirada na original de 16 polegadas do R32 GT-R.
Um interior atualizado
O objetivo era manter o interior do habitáculo com as peças originais, apenas atualizando os principais itens para melhorar a experiência do condutor. Os bancos de fábrica foram substituídos por bancos Recaro personalizados. O sistema áudio duplo DIN, os indicadores e o painel de instrumentos receberam ecrãs digitais de alta resolução que fornecem informações importantes ao condutor, mantendo o seu perfil original – um toque que os aficionados do R32 GT-R irão sem dúvida apreciar.
Feedback de um membro da equipa do R32 GT-R
Depois de todos os componentes terem sido meticulosamente instalados, a equipa recorreu ao piloto principal de testes da Nissan, Hiroyoshi Kato, para avaliar a experiência de condução. Kato não só é um dos condutores mais experientes da Nissan, como também foi membro do grupo de avaliação que afinou o R32 GT-R antes do seu lançamento em 1989. Passou algum tempo no lugar do condutor do R32 EV, fornecendo à equipa do projeto um feedback inestimável.
O que se segue para o R32 EV?
Com as fases de fabrico e montagem concluídas, Hiraku e a equipa podem agora concentrar-se na afinação e no desenvolvimento dinâmico.
Embora não haja planos para comercializar o R32 EV ou oferecer um kit de conversão, o projeto tem permitido acumular conhecimentos importantes para os membros da equipa que dedicaram inúmeras horas do seu tempo livre para tornar a sua visão uma realidade.