fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

O novo Nissan LEAF – a combinação perfeita de performance, conforto e eficiência

No segundo episódio da série de vídeos dedicados a descobrir todos os segredos do novo Nissan LEAF, a Nissan Motor Corporation revelou mais detalhes sobre a terceira geração do modelo, destacando as melhorias na suspensão, agilidade, regeneração térmica e insonorização do habitáculo.

Richard Candler, vice-presidente de estratégia global de produto, afirmou: “O novo LEAF proporciona uma condução ágil, suave e segura. Todos os elementos foram otimizados para maximizar a eficiência.”

O novo Nissan LEAF é o primeiro modelo a incorporar o novo grupo motopropulsor elétrico 3-em-1 da Nissan, 10% mais compacto do que o motor da geração anterior e com uma potência até 160 kW (214 cv) e 355 Nm de binário.

Adicionalmente, os avanços ao nível do isolamento acústico e da redução de vibrações contribuem para uma experiência mais silenciosa e refinada a bordo. A velocidades urbanas (50 km/h), o habitáculo do novo Nissan LEAF é até 2 decibéis mais silencioso do que o da geração anterior, já de si bastante discreto.

Com a compactação do novo grupo motopropulsor, os engenheiros da Nissan conseguiram reposicionar a unidade de climatização (HVAC) para debaixo do capô, libertando espaço na zona do painel de instrumentos e proporcionando um ambiente interior mais espaçoso e arejado.

Outro destaque é a nova suspensão traseira multibraços (multilink), que oferece um aumento de 66% na rigidez lateral. Em combinação com a plataforma CMF-EV e uma carroçaria mais rígida, o novo LEAF assegura melhor comportamento dinâmico e superior conforto de condução.

Apesar das novas jantes de 19 polegadas disponíveis, o novo LEAF apresenta uma melhoria de até 0,1 metros no raio de viragem, o que se traduz em maior facilidade de manobra em meio urbano. Este avanço é possível graças ao sistema eletrónico de direção assistida revisto, permitindo um raio mínimo de viragem de 5,3 metros.

A equipa liderada por Hiroki Isobe, engenheiro-chefe de desenvolvimento no centro técnico de Atsugi, no Japão, destacou: “A prioridade da nossa equipa foi otimizar a gestão térmica, aproveitando ao máximo toda a energia. Inclusive, recuperamos o calor gerado pelo carregador a bordo para aquecer a bateria.”

Nesse sentido, o novo LEAF conta com baterias arrefecidas a líquido, que integram um sistema de recuperação térmica capaz de aproveitar o calor gerado pelo carregador a bordo (OBC) para aquecer a bateria, melhorando a regeneração em ambientes frios.

Este sistema ajuda a manter o desempenho da bateria dentro de parâmetros ideais, permitindo poupar energia e potencialmente aumentar a autonomia.

Graças à combinação do novo grupo motopropulsor, da tecnologia de recuperação térmica, da nova plataforma e da suspensão evoluída, o novo Nissan LEAF oferece uma experiência de condução mais suave, eficiente e segura.

Amanhã acompanhe a última parte desta série para descobrir mais pormenores sobre o novo LEAF, antes do seu lançamento global ainda este mês.

Show More