fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Cinco milhões de quilómetros ou 125 voltas à Terra apenas com energia elétrica

Nos primeiros seis meses deste ano, foram realizados 60 mil carregamentos elétricos na rede da EDP em Portugal. No total, foram carregados 750.000 kWh, quatro vezes mais do que o registado no primeiro semestre de 2020.

A aposta de cada vez mais condutores na mobilidade elétrica evitou mais de 500 toneladas de CO2 em Portugal, entre janeiro e junho, tendo sido percorridos cerca de cinco milhões de quilómetros apenas com energia elétrica, o equivalente a 125 viagens à volta do planeta Terra.

A rede de carregamento da EDP está em crescimento, tendo a empresa atingindo recentemente a meta de ter mais de 1.000 pontos contratados em localizações privilegiadas do país, graças a parcerias determinantes com cadeias de restauração, empresas gestoras de zonas de estacionamento e espaços comerciais.

Esta aposta da EDP no crescimento da mobilidade elétrica e da rede pública de carregamento é transversal aos vários mercados em que a empresa está presente e está também em forte crescimento no país vizinho. Até junho, foram realizados 16 mil carregamentos nos mais de 270 postos EDP em Espanha, tendo sido carregados mais de 200.000 kWh.

À medida que o número de veículos elétricos a circular na Península Ibérica aumenta, são evitadas cada vez mais toneladas de emissões de CO2 para o planeta, um esforço importante para o combate às alterações climáticas. Nos primeiros seis meses do ano, os utilizadores da rede ibérica de carregamento da EDP evitaram a emissão de mais de 630 toneladas de CO2, ao percorrerem mais de 6,4 milhões de quilómetros só com energia elétrica.

No Brasil, onde a empresa detém 65 pontos de carregamento, nomeadamente no maior corredor de mobilidade elétrica da América Latina – que liga o Rio de Janeiro a São Paulo – foram evitadas 24 toneladas de CO2, com carregamentos que permitiram percorrer mais de 240 mil quilómetros apenas com energia elétrica, sem recurso aos combustíveis fósseis.

A EDP afirma que pretende continuar a liderar o desenvolvimento da mobilidade elétrica em Portugal e continuar a crescer a sua operação em Espanha e no Brasil, tendo como objetivo ter 40 mil soluções de carregamento público e privado até 2025, nos três países. As parcerias estratégicas na expansão e capilaridade da rede são peças chave para este crescimento numa participação ativa na transição energética.

Show More