fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Mercedes-Benz e Governo do Canadá reforçam cooperação na cadeia de valor dos veículos elétricos

A Mercedes-Benz e o Governo do Canadá assinaram um memorando de entendimento para explorar uma maior cooperação nas fases da cadeia de valor dos automóveis, desde o desenvolvimento técnico e a extração de matérias-primas, até à produção, vida útil e reciclagem.  

De acordo com o comunicado, a finalidade do memorando de entendimento consiste em fomentar a cooperação e explorar formas para promover oportunidades em toda a cadeia de fornecimento de veículos elétricos do Canadá, incluindo – mas não se limitando – a garantir fontes sustentáveis de matérias-primas, tendo em consideração os compromissos mútuos do Canadá e da Mercedes-Benz para com o desenvolvimento sustentável e a proteção climática.

No âmbito da iniciativa ‘Ambition2039’ da Mercedes-Benz, o foco incide na redução das emissões de CO2 bem como na utilização responsável de recursos em toda a cadeia de fornecimento. A marca alemã afirma estar a trabalhar, em cooperação com os seus fornecedores, na procura de alavancas para a redução consistente de CO2, bem como a procurar reduzir significativamente a quantidade de metais de terras raras utilizada em cada motor elétrico.

A Mercedes-Benz está a preparar-se para fornecer um portfólio totalmente composto por modelos elétricos até ao final da década, onde as condições de mercado assim o permitirem. Com a eletrificação em massa do setor automóvel, a procura por matérias-primas específicas e obtidas de forma responsável irá aumentar, em particular o cobalto e o lítio, e ainda o níquel, a grafite, o manganês e o cobre.

O Canadá e a Mercedes-Benz Group AG apoiam o diálogo e as relações que possam promover o trabalho com parceiros estratégicos no Canadá. Neste contexto, a Mercedes-Benz está a explorar uma parceria estratégica com a Rock Tech Lithium Inc., que poderia permitir à marca fornecer aos seus fornecedores hidróxido de lítio para satisfazer a procura global de veículos elétricos a bateria. A partir de 2026, no âmbito desta parceria prevista, a Rock Tech pretende fornecer anualmente à Mercedes-Benz e aos seus parceiros de baterias até 10.000 toneladas de hidróxido de lítio, começando com um período de qualificação.

Este acordo previsto marca um “passo decisivo” para o fornecimento de lítio de alta qualidade a ser processado na Alemanha. Com a parceria estratégica prevista com a Rock Tech, prevê-se que a Mercedes-Benz avance com a produção de células de bateria de última geração na Europa. Esta quantidade significativa de lítio proveniente diretamente da Rock Tech poderia – juntamente com parcerias adicionais no futuro – ajudar a Mercedes-Benz a atingir os seus objetivos de eletrificação.

A Rock Tech Lithium, uma empresa de tecnologias limpas com operações no Canadá e na Alemanha, pode ajudar a explorar novas fontes de matérias-primas. Sujeita a um acordo e ao cumprimento dos padrões de qualidade e sustentabilidade, a Rock Tech desempenhará um papel fundamental para ajudar a Mercedes-Benz a produzir em série veículos com emissões zero. Como um dos vários parceiros, espera-se que a Rock Tech forneça lítio de alta qualidade, que deverá ser refinado de forma neutra em termos de emissões de CO2 em Guben, Brandenburg (Alemanha). Neste local, a Rock Tech Lithium está atualmente a construir o primeiro conversor de hidróxido de lítio da Europa com um volume de investimento previsto de várias centenas de milhões de euros.

Além de atingir a produção de hidróxido de lítio neutro em CO2 até ao final de 2030, a Rock Tech Lithium disponibilizou-se para fornecer à Mercedes-Benz lítio de minas auditadas de acordo com o padrão de mineração da Iniciativa para Garantias de Mineração Responsável. A marca alemã afirma que “as matérias-primas extraídas e processadas de forma responsável fornecem a base para um portfólio sustentável de veículos Mercedes-Benz totalmente elétricos”.

Show More