A Volvo Cars apresentou hoje o novo Volvo EX90, um SUV 100% elétrico de sete lugares e bagageira, que a marca afirma reforçar o seu compromisso de segurança e apelar a “um estilo de vida mais sustentável”.
De acordo com a Volvo, o novo modelo representa também o início de uma nova era, rumo ao seu futuro totalmente elétrico: o Volvo EX90 é o primeiro de uma série de modelos 100% elétricos que a empresa planeia apresentar, a um ritmo anual, com o objetivo de comercializar apenas automóveis com este tipo de propulsão, até 2030, e atingir a neutralidade climática uma década mais tarde.
O modelo vem juntar-se ao Volvo XC90, que continuará a ser produzido e será a alternativa híbrida plug-in da marca sueca, no segmento dos grandes SUV.
A Volvo descreve o EX90 como “um automóvel familiar versátil, elegante e com proporções modernas, capaz de combinar tecnologia avançada, conectividade e eletrificação para otimizar a segurança, a eficiência e a estética”.
“O Volvo EX90 representa não só onde estamos, mas também onde queremos estar. Um automóvel 100% elétrico com uma autonomia até 600 kms, desenvolvido para elevar, ainda mais, a fasquia da segurança. É o primeiro modelo da Volvo a ser verdadeiramente definido pelo seu nível de software e a fazer parte integrante de um ecossistema mais vasto, capaz de se conectar às casas e a outros aparelhos dos nossos clientes. O Volvo EX90 é, em muitos sentidos, o início de uma nova era para a Volvo Cars”, afirmou o CEO da empresa, Jim Rowan.
Segurança
A Volvo destaca, acima de tudo, o nível de segurança que o EX90 apresenta de série, afirmando que é superior ao de qualquer outro modelo da sua história. De acordo com a marca, o SUV foi desenvolvido para ser capaz de ‘entender’ o condutor e o espaço circundante, e criar permanentemente a situação mais segura para os passageiros e os outros utilizadores do espaço rodoviário.
O Volvo EX90 integra “um escudo de segurança invisível”, com tecnologia de deteção interior e exterior que inclui oito câmaras, dezasseis sensores ultrassónicos, radares e um sensor Lidar, conectados com tecnologia NVidia Drive.
O sistema Lidar faz uma estreia absoluta nos modelos Volvo – deteta a estrada à frente do automóvel e também pequenos objetos a uma distância de centenas de metros. Os sensores do automóvel contribuem também para melhorar o desempenho da função Pilot Assist, que no EX90 inclui um novo sistema de apoio a mudanças de faixa de rodagem.
No interior, o modelo apresenta tecnologia capaz de avaliar se o condutor está distraído ou desatento. Sensores especiais e câmaras, “suportadas pelos algoritmos desenvolvidos pela Volvo”, avaliam a concentração do olhar. O automóvel é então capaz de tomar as medidas adequadas para ajudar o condutor, se necessário: a assistência pode começar com um simples sinal de aviso que cresce conforme a gravidade da situação e, se não houver resposta a avisos cada vez mais óbvios, o automóvel poderá mesmo parar em segurança, ligando as luzes de perigo.
O Volvo EX90 será também o primeiro Volvo a integrar hardware que o prepara para condução totalmente autónoma, no futuro.
Tecnologia
O Volvo EX90 apresenta um sistema central onde se encontram as plataformas Xavier e Orin da Nvidia Drive, e Snapdragon Cockpit da Qualcomm Technologies. Em conjunto com o software desenvolvido pela Volvo, o sistema é responsável pela maior parte das funções-chave do automóvel, desde a segurança ao sistema de infotainment passando pela gestão da bateria. Está ainda dotado com capacidade de receber atualizações remotas, over-the-air (OTA).
A plataforma central da Snapdragon Cockpit, com as capacidades de visualização da Unreal Engine – ferramenta 3D desenvolvida em alguns dos vídeojogos mais famosos do mundo – permite um processamento central rápido e gráficos em alta-definição nos ecrãs e nos head-up displays do Volvo EX90.
O ecrã central de 14,5 polegadas é o ponto de partida para aquele que é, segundo a Volvo, “um dos melhores sistemas de infotainment atualmente no mercado”, com integração Google para funcionalidades como o Google Assistant e o Google Maps, entre outras. O Volvo EX90 é também compatível com Apple CarPlay wireless. Estreia também o sistema áudio da Bowers & Wilkins com Dolby Atmos e colunas integradas nos apoios de cabeça, “para uma experiência de som mais envolvente”.
O Volvo EX90 virá ainda com tecnologia de chave através do telefone, de série – o smartphone serve como chave do automóvel, destrancando as portas de forma automática, iniciando uma sequência de boas-vindas personalizada sempre que o condutor se aproximar, e carregando o seu perfil pessoal, automaticamente, ao entrar no veículo.
600 kms de autonomia
De acordo com os testes WLTP, o Volvo EX90 atinge 600 kms com uma única carga da bateria de 111 kWh, que carrega de 10% a 80% em menos de 30 minutos. É também o primeiro modelo da marca sueca equipado com a tecnologia V2X, permitindo carregamentos bidirecionais – é possível, por exemplo, carregar aparelhos domésticos ou mesmo outro automóvel
Na sua versão de lançamento, apresenta-se com dois motores elétricos (tração integral), que disponibilizam até 380 kW (517 cv) de potência e 910 Nm de binário.
O Volvo EX90 recorre a vários materiais reciclados – 15% de aço e aproximadamente 25% de alumínio, bem como 48 kgs de plástico reciclado e materiais de base biológica, que correspondem a cerca de 15% do total de plástico utilizado no automóvel – o valor mais elevado de sempre num Volvo.
Com início de produção previsto para o próximo ano, nos Estados Unidos, o Volvo EX90 será também posteriormente produzido na China. As duas unidades produtivas serão, nessa altura, ambientalmente neutras.
A Volvo Car Portugal anunciará em breve os preços e as versões disponíveis no mercado nacional, adiantando, desde já, que a versão de lançamento “terá um nível de equipamento especial”.