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Green Future-AutoMagazine

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Entrevista com Paulo Carvalho: À descoberta da energia fotovoltaica na mobilidade sustentável

A Green Future teve o prazer de entrevistar Paulo Carvalho, investigador especializado na aplicação de tecnologia fotovoltaica à locomoção automóvel. Entusiasta da mobilidade híbrida e elétrica, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da tecnologia fotovoltaica para impulsionar a sustentabilidade no setor automóvel. Nesta entrevista, o investigador aborda os benefícios, desafios e avanços recentes da integração da energia solar nos veículos. Também partilha as suas perspectivas sobre o futuro da mobilidade sustentável e destaca as oportunidades e os obstáculos à adoção em grande escala.

Como vê o papel da energia fotovoltaica na utilização em veículos nocontexto da mobilidade híbrida e elétrica?

A aplicação da energia solar na locomoção de veículos principalmente em veículos pequenos e leves mais vocacionados para as pequenas deslocações diárias dentro das cidades e localidades tem várias vantagens. Não só o aumento da autonomia mas também o aumento da longevidade da vida útil das baterias. Na prática e de uma forma simplista ao aplicar um módulo fotovoltaico  no VE é como ter um pequeno gerador de energia que apesar de pouca está sempre a produzir durante o dia, quer quando o carro está em andamento quer quando está estacionado, neste caso vai armazenando na bateria. A energia produzida está diretamente relacionada com a área de exposição solar, ou seja, quanto maior for o módulo solar mais energia ele gera. Com a tecnologia que temos hoje disponível conseguimos  cerca de 200W por m2 por hora.

Quais são as principais vantagens e desafios da aplicação da energiafotovoltaica na locomoção automóvel? 

As vantagens são principalmente o aumento da autonomia e a longevidade das baterias, isto acontece porque com este sistema as baterias estão sempre a receber carga durante o dia evitando as descargas profundas, que qualquer utilizador consciencioso de um VE sabe que não o deve fazer. O desafio desta tecnologia reside na pequena área que o veículo dispõe para a colocação de um módulo solar e também o problema estético que muitos fabricantes não querem alterar. 

Quais são os recentes avanços tecnológicos que impulsionam autilização da energia fotovoltaica em veículos elétricos e híbridos? 

Alguns fabricantes estão a colocar pequenos módulos solares em alguns modelos de VEs tendo o cuidado de não alterar a estética do carro. Esta pequena quantidade de energia pode ser usada de 2 formas já que todos os VEs têm 2 baterias, a bateria de tração que faz andar o carro,  e uma pequena bateria de 12 Volts, que serve para alimentar todo o sistema de  luzes, multimédia, fecho central, etc.O módulo solar pode ser usado ou para carregar a bateria de tração usando um sistema elevador de voltagem (step-Up),  ou para carregar a bateria de 12V. Em qualquer dos casos é uma pequena ajuda que quer de uma forma ou de outra se traduz num pequeno aumento de autonomia, uma vez que a bateria de 12V quando o carro está em funcionamento  é carregada através de um conversor DC/DC que vai buscar energia à bateria de tração. Se tiver um   módulo solar a carregar a bateria de 12V  a energia a ser retirada da bateria de tração para carregar a bateria de 12V é muito menor. 

Como vê o futuro da mobilidade híbrida e elétrica com a integração da energia fotovoltaica? Quais são as principais oportunidades e obstáculos para a sua adoção em larga escala?

A melhor forma de integrar a energia solar em veículos será em pequenos veículos elétricos muito leves e de baixa potência, vocacionados para as pequenas deslocações diárias dentro das cidades em que não precisam de se deslocar a grande velocidade e em países com muito sol como é o nosso.Existe uma oportunidade, apesar de ainda estar numa fase muito inicial o uso de células solares que são usadas na indústria aeroespacial que apesar de terem um preço muito superior às comuns células solares de silício têm um rendimento muito superior, quase o dobro das células  de silício. Qualquer das formas vai existir sempre um obstáculo, é que nem todos os países têm tantas horas de sol como nós, e os fabricantes de automóveis quando os fabricam têm isso em conta, que o veículo pode ser usado num país que na grande maioria dos dias o céu está encoberto o que iria fazer com que a utilidade do módulo solar fosse quase nula. No entanto eu sou um adepto da aplicação da energia solar na locomoção de veículos, neste sentido organizo  todos os anos a VS-SOLAR CHALLENGE, trata-se de uma corrida de carros movidos a energia solar única no país que se realiza todos os anos. São  carros pilotados movidos exclusivamente pela energia gerada pelo seu módulo solar que são construídos pelos alunos de escolas profissionais politécnicos e universidades e que aconselho os mais céticos em relação a esta tecnologia a ver os resultados já conseguidos, poderão saber mais sobre este assunto na página da corrida em http://vssolarchallenge.blogspot.com

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