A Caterham apresentou o Project V Concept durante o “Goodwood Festival of Speed”, desvendando as bases do seu primeiro automóvel desportivo totalmente elétrico. Reconhecida por produzir várias versões do Super Seven, a marca britânica procura expandir-se para além desse modelo icónico com este conceito inovador.
O Project V Concept é um protótipo coupé de duas portas e três lugares (configuração 2+1), que prefigura o futuro carro desportivo elétrico da Caterham. Apesar do aspeto distinto do icónico Super Seven, o Project V Concept mantém-se fiel à essência da marca, nomeadamente no que diz respeito à procura de leveza. O objetivo da Caterham é manter o peso do Project V Concept abaixo dos 1200 kg, batendo o Dacia Spring, muito mais compacto e leve, por pouco mais de 150 kg.
O modelo britânico incorpora um chassis inovador feito de fibra de carbono e alumínio, além de adotar uma bateria de 400V com uma capacidade de 55 kWh. Esta bateria alimenta um motor elétrico montado no eixo traseiro, que debita 272 cv (200 kW) de potência. Embora este valor não seja impressionante no mundo dos veículos elétricos, a sua harmonia com a baixa massa do veículo promete um desempenho notável. Embora a Caterham não tenha divulgado informações precisas, a estimativa é de uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em menos de 4,5 segundos e uma velocidade máxima de cerca de 230 km/h. A autonomia prevista é de aproximadamente 400 km.
O Project V Concept apresenta um estilo minimalista, especialmente no interior, e está próximo da versão de produção planeada pela Caterham. Espera-se que o carro seja lançado entre o final de 2025 e o início de 2026, com um preço inferior a £ 80.000 (cerca de € 95.000). Como resultado, a Caterham procura estabelecer-se para além do Super Seven e entrar no mercado dos carros desportivos elétricos.