fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Stellantis é líder absoluta do mercado total e do mercado de baixas emissões em Portugal

A Stellantis termina os primeiros nove meses do ano comercial de 2023 com uma liderança incontestada do mercado de veículos novos, quer em termos absolutos, quer nas suas divisões Automóveis de Passageiros e Veículos Comerciais Ligeiros. Segundo dados da ACAP, o Grupo comercializou 47.754 viaturas (num aumento de 26,6% das vendas) que lhe conferem uma quota de mercado de 27,5%. Sublinhe-se que a vantagem da Stellantis face ao segundo grupo automóvel mais vendido em Portugal é superior a 15.000 viaturas.

Particularizando, a Stellantis vendeu 37.912 Automóveis de Passageiros (+24,7%), gerando uma quota de 24,7%, e 9.842 Veículos Comerciais Ligeiros (+34,3%), um volume que lhe garante uma expressiva quota de 48,7%, ou seja, as marcas da Stellantis asseguram praticamente metade do mercado de veículos profissionais vendidos em 2023.

Eletrificação em linha com o plano estratégico Dare Forward 2030

O domínio da Stellantis também se estende ao mercado das viaturas de baixas emissões (LEV).

Acelerando o seu esforço para proporcionar uma mobilidade limpa, segura e acessível a todos, a Stellantis comercializa em Portugal uma vasta gama de modelos com motorizações térmicas e eletrificadas, entre híbridos plug-in e propostas 100% elétricas, das suas marcas Abarth, Alfa Romeo, Citroën, DS Automobiles, Fiat, Jeep, Maserati, Opel e Peugeot, abrangendo quase todos os segmentos de mercado, dos veículos urbanos compactos aos SUV, berlinas, 4×4 e superdesportivos.

No mercado LEV (BEV + PHEV), o Grupo comercializou 9.265 unidades eletrificadas (100% elétricos + Híbridos Plug-in) entre janeiro e setembro, que se traduzem numa quota de mercado líder de 19,8%. No último trimestre do ano, as marcas da Stellantis ampliarão fortemente o seu portefólio de modelos eletrificados.

A Stellantis é, também, líder em ambos os mercados eletrificados VP e VCL individualmente. Vendeu, até à data, 8.137 Automóveis de Passageiros LEV, para uma quota de 18,1%, percentagem que nos veículos profissionais LEV ascende a uns significativos 63,6%, representando um volume de 1.128 matrículas.

No mercado dos veículos 100% elétricos (BEV), o Grupo conta com uma gama de modelos que se destacam pelo seu desempenho, com autonomias superiores a 400 km (WLTP), nos quais se incluem, por exemplo, o Novo Jeep Avenger, “Carro Europeu do Ano 2023”.

No mês de setembro, o grupo liderou todos os mercados BEV em Portugal (no conjunto AP + VCL e nos dois mercados individualmente) com um total de 690 unidades matriculadas, que elevaram a quota da Stellantis para os 22,5%. Este volume divide-se em 559 unidades de passageiros (19,9% de quota) e 131 veículos comerciais (quota de 51,3%).

Destaque para a liderança indiscutível da Stellantis no mercado de Veículos Comerciais 100% elétricos, com 1.128 e-furgões vendidos até ao momento e uma quota de 63,6%. Peugeot, Citroën e Opel são as três marcas com propostas BEV mais vendidas neste mercado e registam todas crescimentos de vendas superiores a 235%. Este sucesso deve-se à fiabilidade e à adaptabilidade dos diversos modelos às necessidades das empresas e dos profissionais.

Ainda na vertente BEV, sublinhe-se a liderança do mercado nacional dos quadriciclos, através dos 100% elétricos Citroën Ami / Ami Cargo, com um volume acumulado de 362 matrículas e uma quota de mercado de 31,8%.

Estes resultados representam mais um passo na execução do plano Dare Forward 2030 da Stellantis, integrando o objetivo de se tornar líder indiscutível da eletrificação em Portugal e no mundo, alcançando 100% das vendas de veículos elétricos a bateria (BEV) na Europa e 50% das vendas de BEV de automóveis de passageiros e camiões ligeiros nos EUA até 2030.

Show More