A IVECO BUS apresenta, no seu stand no BUSWORLD 2023, o novo CROSSWAY Low Entry Elec numa versão de 13 m de comprimento. Este novo autocarro CROSSWAY LE 100% elétrico combina as características que tornaram a gama CROSSWAY tão bem-sucedida desde o seu lançamento – rentabilidade operacional e flexibilidade – com todas as vantagens da eletromobilidade.
Entre os destaques do CROSSWAY LE ELEC contam-se
- A última geração de baterias de alta densidade energética da FPT Industrial, presente noutros modelos IVECO BUS totalmente eléctricos.
- Máxima modularidade com a possibilidade de escolher o número de baterias.
- Disponível na classe I para utilização urbana e na classe II para missões suburbanas.
- Uma solução de mobilidade para as missões periurbanas que exigem um grande número de lugares.
Com o lançamento do CROSSWAY LE ELEC, a gama interurbana da IVECO BUS passa a dispor de uma versão totalmente elétrica. Este autocarro está disponível nos comprimentos de 12 m e 13 m na sua variante citadina (Classe I) e será ampliado com uma versão interurbana (Classe II).
O CROSSWAY LE ELEC é um autocarro interurbano totalmente elétrico com várias vantagens notáveis:
- Racionalização otimizada da autonomia, do custo e da capacidade de transporte.
- Oferece até 44 lugares na versão de 12 m e 48 lugares na versão de 13 m, o que o torna ideal para as missões suburbanas que exigem um compromisso entre passageiros sentados e de pé.
- A sua estrutura, derivada da versão GNC (gás natural), mantém o baixo centro de gravidade e o excelente comportamento das versões térmicas.
- Respeita as normas de segurança mais rigorosas, como o Regulamento R118.
O veículo está equipado com um motor elétrico central com 310 kW de potência e um binário máximo de 3.000 Nm, alimentado por um conjunto de baterias de lítio NMC montado pela FPT Industrial. O conceito de bateria modular de última geração oferece uma excelente densidade energética e capacidade de carga. Os 5, 6 ou 7 packs de baterias, distribuídos entre o tejadilho e o compartimento traseiro, proporcionam gamas variáveis nas versões Classe I e Classe II.
O CROSSWAY LE ELEC pode ser recarregado em poucas horas no parque de recolha, através de uma tomada individual COMBO CCS2, e está também disponível com a opção de carregamento em pantógrafo ascendente ou descendente. Oferece um elevado desempenho com uma autonomia de cerca de 400 km, suficiente para efetuar missões fora dos limites da cidade, sem emissões locais.