O Kia EV3 conquistou o título de melhor modelo SUV Compacto no Carro do Ano Mundial Feminino (Women’s Worldwide Car of the Year, WWCOTY), garantindo ao mesmo tempo um lugar entre os seis finalistas que vão disputar o título absoluto de “Carro do Ano” na edição de 2025 desta iniciativa, que reuniu um número recorde de 81 modelos candidatos.
Com este galardão, o novo modelo compacto 100% elétrico vem dar sequência ao sucesso da marca neste evento anual. Além dos títulos absolutos de “Carro do Ano”, obtidos pelo EV9 no ano passado, e pelo Niro, em 2023, desde há cinco edições consecutivas que vários modelos da Kia conquistam também a vitória em diferentes categorias.
O WWCOTY integra um júri constituído por 82 mulheres jornalistas de automóveis de 55 países dos cinco continentes, incluindo Portugal. É o único júri exclusivamente feminino na indústria automóvel a nível mundial, que na sua análise avalia atributos como a segurança, condução, tecnologia, conforto, eficiência, impacto ambiental e relação qualidade/preço.
“O trabalho das juradas não foi fácil porque este ano houve mais concorrentes que nunca. Há novas marcas e modelos com uma qualidade cada vez elevada”, afirmou a presidente do Women’s Worldwide Car of the Year, Marta García. “Todos eles foram sujeitos a exigentes testes de estrada, análises pormenorizadas e exigentes estudos da concorrência. É por isso que os prémios WWCOTY são uma referência para milhões de compradores em todo o mundo.”
O vencedor do Women’s Worldwide Car of the Year será anunciado no canal do Youtube da organização às 00:00h (hora da Nova Zelândia) de 6 de março, dois dias antes do Dia Internacional da Mulher.
Expoente da eletrificação em formato compacto
Recorrendo a muitos dos conceitos e tecnologias do topo-de-gama EV9, o Kia EV3 é um modelo que se destaca pela conjugação de dimensões compactas com uma habitabilidade e sentido
prático líderes no seu segmento, com versatilidade para ser o automóvel principal de uma família.
Um dos principais atributos dos novo Kia é a elevada autonomia, que pode atingir 605 km (norma WLTP). Está equipado com tecnologia de carregamento rápido de 400V, que permite aumentar a carga da bateria de 10% para 80% em apenas 29 minutos (com bateria de 81,4 kWh). É também possível obter até mais 202 km de autonomia em apenas 15 minutos, o que o torna um dos automóveis elétricos mais eficientes da sua classe.
Além de finalista no WWCOTY, o Kia EV3 está também entre a lista final de sete modelos que estão a disputar o título de Carro do Ano Europeu, cujos resultados serão anunciados a 10 de janeiro.
Sobre o Women World Car of the Year
O Women World Car of the Year é o único conjunto de prémios de automóveis do mundo composto exclusivamente por mulheres jornalistas. Foi criado pela jornalista neozelandesa Sandy Myhre, em 2009, que é presidente honorária, enquanto Marta García (Espanha) é presidente executiva.
Este prémio visa reconhecer os melhores carros do ano e dar voz às mulheres no mundo automóvel. Os critérios de votação baseiam-se nos mesmos princípios que orientam qualquer condutor na escolha de um automóvel. Aspetos como segurança, qualidade, preço, design, facilidade de condução, benefícios e pegada ambiental, entre outros, são considerados quando se procede à votação.
Contudo, além da escolha dos melhores carros do ano, o objetivo é também dar visibilidade às mulheres no mundo automóvel e contribuir para fazer ouvir a sua voz em todos os continentes porque a mobilidade de uma mulher significa acesso a muitas possibilidades pessoais e profissionais.