A edição de 2025 do CES está a fechar as portas. Abaixo estão as minhas percepções e opiniões sobre a parte de mobilidade deste evento global de tecnologia. Poderá estar interessado em consultar os relatórios semelhantes que tenho publicado todos os anos em janeiro desde 2017, uma vez que esta é a minha oitava participação.
Observações Gerais e Tendências — Não é o Melhor CES
Cerca de 141.000 participantes e 6.000 meios de comunicação visitaram os 4.500 expositores, incluindo cerca de 1.500 startups. Entre este último grupo, a delegação de tecnologia coreana foi muito perceptível, pois ocupou cerca de 25% do Eureka Park, o salão dedicado a startups. A delegação era claramente maior do que a francesa, que havia sido a segunda maior (depois dos EUA) nos últimos anos.
A edição deste ano foi um pouco menos intensa no espaço de mobilidade do que as anteriores. A densidade geral de estandes no West Hall — dedicado à mobilidade — era menor, com alguns espaços vazios. Vários grandes OEMs e fornecedores de Nível 1 pularam a CES deste ano (ainda mais do que em 2024), por exemplo, Mercedes, Stellantis, Toyota, VW Group, bem como Magna e Forvia, embora a maioria estivesse presente com suítes privadas para reuniões. A indústria automotiva está sofrendo financeiramente, o que impactou sua participação em Las Vegas.
Eu não identifiquei nenhuma nova tendência de interesse significativo ou identifiquei qualquer inovação devastadora no espaço de mobilidade. O veículo definido por software (SDV) está cada vez mais nas mensagens das empresas. No entanto, ainda estamos no estágio inicial de implantação, principalmente com apresentações dedicadas de hardware e software e vitórias de design.
A IA é ainda mais generalizada do que em 2024, embora as soluções baseadas em GenAI ainda não fossem muito visíveis, independentemente da vertical. O CEO da Nvidia fez anúncios muito ambiciosos, divulgando o enorme crescimento da demanda ainda por vir para seus chips para apoiar as necessidades de treinamento e inferência de IA, inclusive para direção autônoma e assistida, onde a empresa pretende desempenhar um papel fundamental (por exemplo, usar genAI para criar cenários de direção).

Os jogadores da Robotaxi estavam presentes com Waymo e Zoox, como em 2024. Este modo de mobilidade está rapidamente ganhando maturidade com a Waymo atingindo 175.000 viagens pagas por semana entre Phoenix, São Francisco e Los Angeles — os lançamentos estão planejados em Austin, Atlanta, Miami e Tóquio. A empresa exibiu o Jaguar iPace existente, bem como os veículos Zeekr (acima) e Hyundai, que estarão operacionais em 2025 com o Gen 6 HW e SW da Waymo. A Zoox apresentou seu veículo construído especificamente, que será usado para passeios comerciais em São Francisco e Las Vegas nas próximas semanas.
Na frente da eletrificação, houve sinais de que a indústria está se afastando — pelo menos temporariamente — de BEV para soluções híbridas, incluindo opções de alcance estendido (a.k.a. EREV). Por exemplo, a Valeo apresentou uma maquete com várias opções de eletrificação, incluindo uma primeira embreagem úmida tripla da indústria para trens de força híbridos. Scout, a nova marca do Grupo VW (mais tarde), adicionou opções EREV ao seu plano inicial apenas para BEV, o primeiro aparentemente recebendo cerca de 80% de todas as pré-encomendas.

Por último, a mobilidade aérea foi representada por uma empresa este ano. A Xpeng AeroHT apresentou sua dupla “eVTOL + transportadora terrestre” (acima). O primeiro pode transportar duas pessoas e dobrar para caber na parte de trás do transportador terrestre de 6 rodas de 5,5 m de comprimento. A empresa teria recebido 2.000 pré-encomendas para este produto de US$ 280 mil, com as primeiras entregas previstas para 2026. Para comparação, as empresas americanas (por exemplo, Archer, Joby) também estão progredindo, enquanto as europeias (Lilium e Volocopter) estão falhando. A Europa está ficando para trás.
Alguns Anúncios Chave da OEM
A Scout apresentou seus primeiros produtos, o Traveler SUV e a caminhonete Terra, ambos construídos na mesma plataforma. Como mencionado anteriormente, as versões BEV e EREV são oferecidas; a última foi adicionada recentemente para lidar com a resistência atual aos BEVs. Os intervalos são estimados em 350 e 500 milhas, respectivamente. Esses veículos, que serão distribuídos por meio de um modelo direto ao consumidor, serão os primeiros do Grupo VW a se beneficiar da parceria do OEM com a Rivian, ou seja, o compartilhamento de arquitetura e software eletrônicos zonal / de domínio.

A BMW revelou sua solução de cockpit Panoramic iDrive, combinando uma tela física de pilar a pilar com uma grande tela central e uma tela frontal opcional (abaixo). Este novo layout será introduzido em 2025 no Neue Klasse, primeiro no iX3.

A Honda apresentou protótipos dos dois primeiros modelos de sua linha de BEVs Série 0, ou seja, um crossover de médio porte e um sedan baixo em forma de cunha com um design arrojado (abaixo). Os veículos fizeram sua primeira aparição na CES 2024. A produção começará no centro de EV da empresa nos EUA em 2026.

A Afeela da Sony Honda Mobility apresentou a versão de lançamento de seu primeiro veículo, um sedan chamado Afeela 1 (abaixo) equipado com uma tela física de pilar a pilar. Foi apresentado com um lidar e duas câmeras montadas no teto. As entregas começarão na Califórnia em meados de 2026, inicialmente com uma versão que custa US$ 103 mil e um alcance direcionado de 300 milhas (bateria de 91 kWh). O carro está disponível para pré-encomenda e será distribuído através de um modelo direto ao consumidor.

Zeekr, a subsidiária Geely de 4 anos, tinha uma forte presença com três veículos em exibição, incluindo o 001FR capaz de 0-100 km/h em 2,02 segundos, bem como um bot de carregamento de EV. A Zeekr também anunciou o lançamento de um kit de direção baseado em Nvidia Thor para os carros que entregará à Waymo nos EUA este ano. A marca em rápido crescimento vendeu 222 mil veículos na China, bem como através de mais de 500 showrooms no exterior.

Que tal os fornecedores e startups?
A Valeo manteve sua presença total com dois sites, apresentando uma ampla gama de tecnologias. Eles incluíram tecnologia de detecção junto com soluções ADAS, HPC de domínio e zonal de domínio único a computadores modulares, multidomínio, um sistema operacional de veículo, gerenciamento térmico baseado em bomba de calor, todo o veículo para melhorar a eficiência energética, etc. A Valeo também anunciou uma parceria com a AWS, com o objetivo de reduzir o tempo de desenvolvimento da SDV em 40%.
A OPmobility teve uma forte presença, dobrando o tamanho de seu estande anterior. O fornecedor francês de 11 bilhões de euros apresentou tecnologias que vão desde soluções de iluminação (incluindo o primeiro Adaptive Driving Beam para o mercado dos EUA), até monitores integrados em painéis de carroceria e aproveitando os recursos SDV, baterias, módulos, tecnologia H2 e muito mais. Várias soluções foram desenvolvidas em parceria com startups como a Sonatus.
A Continental apresentou um caminhão Volvo VNL classe 8 (40t) equipado com a engrenagem de direção autônoma da Aurora Innovation (abaixo). Esta parceria de 3 vias levou ao lançamento em dezembro passado de operações autônomas de caminhões para a DHL Supply Chain no Texas, nos corredores Dallas-Houston e Fort Worth-El Paso.

A especialista em SDV Sonatus, com mais de 3 milhões de veículos equipados desde 2021, introduziu duas novas soluções que aproveitam a IA. Ambos se concentram em melhorar o fim do serviço do ciclo do produto, permitindo diagnósticos simplificados e coleta e streaming de dados eficientes, usando Modelos de Linguagem de Grande Porte.
O especialista em interface de toque UltraSense apresentou seu portfólio expandido de soluções abordando vários casos de uso de interface do usuário dentro e fora do veículo. Soluções integradas de detecção em plano e multimodo com um driver de HMI proprietário para iluminação tátil e de fundo já estão em produção em vários OEMs.
Duas startups europeias, Elaphe e Donut Lab (subsidiária da Verge Motorcycle) apresentaram motores na roda, este último atingindo 115 Nm/kg e 16 kW/kg.
Próximos Passos
Sinta-se à vontade para entrar em contato se quiser investigar quaisquer domínios de inovação no espaço de mobilidade / automotivo. Os serviços de olheiro e análise de tendências aproveitam meu repositório proprietário de cerca de 4.500 empresas (mais de 90% startups) distribuídas em todo o mundo, complementados com uma grande quantidade de informações selecionadas desde 2016. Algumas das startups e tecnologias detectadas na CES enriquecerão ainda mais este repositório.
Por fim, tenho organizado passeios privados da CES para executivos seniores e equipes de gerenciamento dos principais OEMs e fornecedores de Nível 1 há vários anos. Entre em contato comigo caso esteja interessado em um tour com curadoria para a CES 2026.
Marc Amblard.
Diretor Administrativo, Orsay Consulting