A Polestar, marca de performance elétrica do Grupo Volvo Car, revelou que irá colocar em produção o seu novo protótipo, o Polestar Precept.
Apresentado online no início de 2020, representa, de acordo com a marca sueca, a sua “visão para o futuro, alicerçada em três áreas-chave: sustentabilidade, tecnologia digital e design. O nome Precept foi escolhido pois enfatiza o papel do automóvel na intenção da Polestar em constituir-se como uma marca de performance elétrica contemporânea. Precept é um manifesto do que está para chegar, uma declaração. O automóvel que representa uma etapa importante para a Polestar representando por si só uma filosofia de design única e fortemente incorporada num espírito puro, progressista e de perfomance“.
Para Thomas Ingenlath, CEO da Polestar, “os clientes querem ver mudanças na indústria automóvel e não apenas sonhos. Agora, o Precept vai tornar-se num manifesto ainda maior. Temos o forte compromisso de reduzir o impacto ambiental dos nossos automóveis e do nosso modelo de negócio. O objetivo deverá ser a neutralidade climática”.
Sustentabilidade
O interior vegan do Precept, com materiais reciclados, tem como base as fundações já apresentadas no Polestar 2. A empresa trabalha em conjunto com a Bcomp para integrar um compósito natural à base de linho para substituir muitos dos plásticos virgens, reduzindo o peso dos componentes internos em 50%, e uma redução de 80% na quantidade total de plástico utilizada.
A tecnologia powerRibs da Bcomp é inspirada nas veias das folhas, oferecendo rigidez com baixo peso, e o material compósito ampliTex é reforçado pelo powerRibs, para criar componentes fortes e rígidos que podem reduzir as vibrações até 250%, ao mesmo tempo que mantêm um bom desempenho em caso de impacto.
As capas dos assentos são tricotadas em 3D a partir de garrafas PET recicladas, e são também utilizadas garrafas de plástico recicladas para o tecido de revestimento. Os tapetes são tecidos em nylon recuperado de redes de pesca, e os resíduos e a cortiça reciclada da indústria do vinho são convertidos em vinil para almofadas e apoios de cabeça.
Tecnologia
A nível tecnológico, o Precept evolui o sistema de infotainment Android utilizado pela primeira vez no Polestar 2. O interface digital de 15 polegadas reconhece o condutor após a identificação, com configurações e conteúdo pessoal autenticados através da Polestar Digital Key. Os serviços de streaming de vídeo ficam disponíveis quando o Precept se encontra estacionado ou em modo de carregamento.
Os sensores de proximidade ajustam o que é mostrado na tela, dependendo do local da mão do utilizador – o brilho e o conteúdo da tela ajustam-se de acordo com os movimentos e a necessidade de mais ou menos informação.
Para o condutor existe um monitor horizontal de 9 polegadas, que contém informações vitais e está vinculado a um sistema de rastreamento ocular, que monitoriza o local para onde o condutor está a olhar e ajusta a forma como as informações são apresentadas – menores e mais detalhadas quando o motorista está focado na tela; maiores e mais brilhantes quando está focado na estrada.
Design
Segundo a Polestar, o design do Precept “evoluiu para considerar a sustentabilidade e a tecnologia como fontes de inspiração, em vez de olhar para as referências históricas da indústria automóvel”, sendo “uma prova de como o design de vanguarda e as proporções perfeitas podem criar uma nova estética para a era da eletricidade”.
Entre os elementos exteriores, destacam-se a asa dianteira, integrada ao capot para melhorar o fluxo de ar, reduzindo a turbulência, os ductos de ar atrás das rodas dianteiras que contribuem para um fluxo mais laminar na lateral do automóvel, e os dutos de ar na frente e atrás das rodas traseiras, que contribuem para o arrefecimento dos travões e para a despressurização. As rodas de 22 polegadas integram pastilhas aerodinâmicas.
O SmartZone substitui a grade frontal tradicional pelos elementos necessários para o Pilot Assist, incluindo unidades de radar de longo e médio alcance, sensores de ultrassons e uma câmara angular de alta definição.
A portas abrem totalmente, sem pilar central, e a ausência de janela traseira permite que o tecto traseiro tradicional seja movido mais para trás, obtendo-se um tecto de vidro estendido de volume único.
Finalmente, destaca-se ainda a presença de um cristal de precisão em corte de diamante, que abriga uma projeção holográfica do emblema Polestar entre os encostos de cabeça dos bancos traseiros. Uma inscrição no cristal mostra a posição astronómica precisa da estrela polar.
Fonte: Volvo