De acordo com um estudo elaborado pela Federação Europeia de Transportes e Ambiente, um automóvel elétrico pode emitir até 66% menos dióxido de carbono do que um automóvel a gasóleo e até 68% do que um automóvel a gasolina.
O estudo analisou as emissões de CO2 associadas a toda a cadeia de produção de VE e à sua utilização, desde as matérias-primas ao consumo de eletricidade associado ao carregamento. Os benefícios em termos de emissões são maiores quanto mais eficientes e duráveis forem as baterias, e quanto maior for a quota de fontes renováveis na produção de eletricidade.
De acordo com a Associação ZERO, “no melhor cenário (um veículo elétrico funcionando com eletricidade limpa e com uma bateria produzida com eletricidade limpa), os veículos elétricos já são cerca de cinco vezes mais limpos que os equivalentes convencionais”.
Fonte: Associação Zero
No caso português, consideraram-se veículos de média capacidade e um tempo de vida útil de 225 000 quilómetros, as emissões de CO2 associadas à produção e distribuição de eletricidade, e baterias produzidas na Europa.
O estudo estima ainda que, até ao final da década, a venda de automóveis totalmente elétricos no continente europeu crescerá mais de 30 vezes (de 1.3 milhões de unidades em 2019 para 44 milhões em 2030).