A Volvo Cars anunciou recentemente que a sua maior fábrica na China, situada na província de Chengdu, irá ser exclusivamente alimentada por eletricidade obtida a partir de fontes renováveis. Este marco é “resultado de um contrato de fornecimento recém-assinado que irá reduzir as emissões de CO2 da fábrica em mais de 11 000 toneladas por ano”, segundo informa a marca sueca.
Antes da celebração do novo contrato, a fábrica em Chengdu obtinha já 70% da sua eletricidade a partir de fontes renováveis, sendo que, com este novo acordo, completar-se-ão os restantes 30%. De acordo com o novo plano, 65% do fornecimento total de eletricidade será proveniente de energia hidroelétrica, e os restantes sobretudo de origem eólica e fotovoltaica.
O objetivo da Volvo passa por tornar o seu processo produtivo ambientalmente neutro até 2040, de acordo com um plano ambiental iniciado em 2018, que visa reduzir até 50% a pegada de carbono por automóvel. “Temos a ambição de reduzir a nossa pegada de carbono através de ações concretas e tangíveis. Garantir um fornecimento de eletricidade totalmente renovável para a nossa maior fábrica na China é um marco significativo e sublinha este nosso compromisso”, diz Javier Varela, Head of Industrial Operations and Quality.
O plano ambiental da Volvo prevê o abandono gradual da tecnologia de combustão até 2025, quando se espera que os 100% elétricos e os híbridos repartam em igualdade as vendas globais da marca sueca.
Fonte: Volvo Cars