A Volvo anunciou a sua adesão à Green Recovery Alliance, uma aliança informal que reúne empresas, representantes políticos, instituições públicas, associações empresariais, organizações não-governamentais e grupos da sociedade civil, com o propósito de lançar a recuperação económica pós-Covid-19 com base numa aceleração da transição ecológica.
A marca sueca, que coloca a sustentabilidade no centro das operações, tem a intenção de contribuir para a mitigação das alterações climáticas, “entendendo por isso ter a responsabilidade de agir”, de acordo com Håkan Samuelsson, Chief Executive da Volvo Cars: “A Europa deve aproveitar esta oportunidade para se concentrar numa recuperação baseada na sustentabilidade. As pessoas querem produtos sustentáveis e esperam ações concretas por parte das empresas. Vemos isso na nossa quota de vendas de automóveis eletrificados, que duplicou apesar da pandemia. É necessário o apoio a investimentos em infraestruturas de carregamento e energias renováveis. Ao juntarmo-nos hoje à Green Recovery Alliance, reforçamos a nossa posição ambiental”.
Plano Ambiental ambicioso
No final de 2019, a Volvo apresentou as metas do seu plano ambiental, que se destaca como um dos mais ambiciosos da indústria automóvel. Para atingir um impacto climático neutro em 2040, a estratégia da marca sueca não se limita à redução de emissões através da eletrificação, mas engloba também as emissões dos processos de produção, a cadeia de fornecedores e a utilização de material reciclado:
- Redução de 25% nas emissões relacionadas com a cadeia global de fornecimento
- Utilização de 25% de plástico reciclado em cada novo automóvel
- Redução de 25% nas emissões resultantes das operações globais de produção e logística.
A Volvo aponta para uma redução de 40% do nível das emissões de dióxido de carbono até 2025. No mesmo ano, prevê que os modelos elétricos puros representem 50% do total de vendas a nível mundial, o que representará uma redução na ordem dos 50% a nível das emissões por viatura no septénio 2018-2025.
A Volvo Cars é o primeiro construtor automóvel a anunciar um compromisso total com a eletrificação, e o abandono gradual da utilização de motores de combustão interna.
Fonte: Volvo