fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

BYD cresce na Europa

BYD entrega 10 autocarros elétricos à cidade de Pécs

A BYD, líder mundial na produção de veículos elétricos, entregou ontem mais dez autocarros a um operador europeu de transportes públicos, desta vez à Tüke Busz Zrt, na cidade de Pécs, no sul da Hungria. Os veículos foram fabricados nas instalações da BYD em Komárom, também no país magiar.

Apesar das restrições impostas pela pandemia de COVID-19, a BYD cumpriu a data de entrega definida com a Tüke Busz Zrt, que inicia aqui a conversão total da sua frota para autocarros elétricos. Tendo apoiado o combate à pandemia através da produção de equipamentos de proteção individual, nomeadamente máscaras faciais, a BYD contribuirá também com 2 000 máscaras para a autarquia de Pécs, e igual número para a Tüke Busz Zrt.

Os novos autocarros elétricos da frota da Tüke Busz Zrt correspondem ao modelo mais vendido da BYD, com 12 metros e piso rebaixado, e irão substituir os envelhecidos autocarros diesel de Pécs. O modelo tem uma autonomia de 300 km com uma única carga e a nova frota elétrica BYD cobrirá 900 000 km por ano – 10% da distância anual percorrida pelos autocarros da Tüke Busz Zrt. A infraestrutura de carregamento foi, igualmente, concebida e instalada pela BYD.

Isbrand Ho, diretor executivo da BYD Europa, afirmou: “Este é um dia marcante para o futuro dos transportes públicos na Hungria. Os cidadãos de Pécs experimentarão, pela primeira vez, uma nova forma de viajar – segura, silenciosa, confortável e completamente livre de emissões. A mobilidade elétrica também trará benefícios de produtividade para a Tüke Busz Zrt, uma vez que a empresa começa a converter a sua frota, de forma a fornecer uma solução de transporte mais sustentável, puramente elétrica”.

Um dos novos autocarros BYD da cidade húngara de Pécs

Estes dez novos autocarros da Tüke Busz Zrt são a mais recente de uma série de entregas da BYD em vários locais da Europa, processo que deverá acelerar à medida que as restrições de confinamento começam a ser levantadas e a procura por meios públicos de mobilidade aumenta.

Com fábricas instaladas na Hungria e também em França, a BYD posiciona-se como uma das principais marcas de autocarros elétricos na Europa, com mais de 1 300 veículos elétricos vendidos, entre encomendas e autocarros já entregues a vários operadores de transportes públicos do continente.

Um autocarro BYD em Messina, Itália

A presença da BYD na Europa faz-se sentir com mais força no mercado nórdico, uma vez que o investimento público disponível é maior e existe um maior desenvolvimento em termos de infraestruturas de apoio a veículos eléctricos. A BYD tem um forte presença nestes países, nomeadamente Suécia e Dinamarca, para onde já foram vendidos mais de 300 autocarros, já em operação ou encomendados.

Em Portugal, a BYD está presente em Coimbra desde o ano passado quando fez a primeira entrega de oito autocarros 100% eléctricos à operadora SMTUC. No país vizinho, em Espanha, a BYD tem uma presença maior, incluíndo os 15 autocarros entregues em maio deste ano à EMT Madrid, ou os 15 autocarros entregues em 2019 à TUBASA, em Badajoz, que marcaram o autocarro 50 000 entregue pela BYD em todo o mundo.

Os autocarros BYD que circulam em Coimbra ao serviço dos SMTUC

Os veículos elétricos da BYD, incluíndo os autocarros, destacam-se devido à sua tecnologia central: a bateria. Atualmente, conta com mais de 30 000 engenheiros dedicados somente a projetos de I&D nesta área, segundo a marca

Além da presença a nível de autocarros elétricos, a BYD encontra-se também a avaliar a possibilidade de comercializar automóveis na Europa. O fabricante chinês tem sólida experiência na produção de carros elétricos e veículos comerciais elétricos, tendo vendido já, globalmente, mais de 750 000 automóveis, todos com baterias da marca.

BYD Tang EV, na Noruega

A BYD lançou recentemente, na Noruega, o seu primeiro projeto europeu para venda de carros elétricos. O país escandinavo foi uma escolha natural, de acordo com a marca, uma vez que é o país com o mercado de veículos elétricos mais avançado da Europa, não só devido à recetividade generalizada dos utilizadores, mas também devido à extensão da rede de carregamento. 

Para já, a BYD lançou o projeto para testar os automóveis elétricos apenas no país escandinavo, de forma a efetuar uma avaliação e definir os próximos passos. O primeiro veículo a ser lançado é o modelo de nova geração Tang EV, com uma autonomia de até 500 km. 

Fonte: BYD

Show More