fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Hyperion XP-1: um supercarro movido a hidrogénio

Hyperion XP-1

Em julho, a Hyperion, empresa sediada na Califórnia, tinha divulgado o lançamento de um supercarro movido a hidrogénio. O modelo foi agora desvendado, e chama-se Hyperion XP-1.

De acordo com os rumores, o XP-1 terá uma autonomia de mais de 1 000 milhas (1 609 km) com apenas um tanque de hidrogénio. Demorará apenas 2.2 segundos dos 0-100 km/h, e atingirá uma velocidade máxima de 355 km/h.

Angelo Kafantaris, CEO e fundador da Hyperion, referiu que o “XP-1 foi parcialmente arquitetado de forma a funcionar como uma ferramenta educacional para o público. Os engenheiros aeroespaciais há muito repararam nas vantagens do hidrogénio, o elemento mais abundante e leve do Universo, e agora, com este veículo, os consumidores terão a oportunidade de experimentar esta extraordinária proposta de valor”. Segundo o Kafantaris, “este é apenas o início do que pode ser alcançado com o hidrogénio como meio de armazenamento de energia. O potencial deste combustível é ilimitado e irá revolucionar o setor da energia”.

Todos os outros veículos que possuem uma célula de combustível de hidrogénio usam baterias de iões de lítio para armazenamento de energia. O Hyperion XP-1, contudo, dispensa por completo as baterias. O resultado é um veículo muito mais leve, com um peso de apenas 1 031 kg.

O XP-1 não foi naturalmente projetado para as viagens do quotidiano. Os engenheiros que desenvolveram este modelo vêem a tecnologia do hidrogénio como um passo em frente, relativamente aos veículos elétricos, já que elimina o processo de mineração para obtenção dos componentes das baterias, ao mesmo tempo que beneficia do menor peso destes sistemas de células de combustível de hidrogénio.

O resultado final é este supercarro de tração integral, muito leve, que utiliza ultra-capacitadores para armazenar energia. A aerodinâmica do XP-1 foi pensada para manter o automóvel ‘preso’ ao solo em altas velocidades. As asas solares nas laterais do veículo servem vários propósitos: conforme as curvas, as asas desviam o fluxo de ar ao redor do carro, de forma a melhor o seu desempenho, funcionando também como painéis solares.

Serão produzidos apenas 300 Hyperion XP-1. A construção das primeiras unidades será efetuada nos Estados Unidos, a partir de 2022.

Show More