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O primeiro barco hidrofólio elétrico do mundo em ação

Candela

Quando Erik Stark, seis vezes campeão mundial de Powerboat, sobe a bordo de um barco, muitas vezes é para ganhar uma medalha de ouro a cerca 240 km/h. Mas hoje todos nós temos a oportunidade de dar uma volta enquanto ele testa um barco muito diferente: o hidrofólio elétrico da Candela.

A oportunidade apareceu pelo novo vídeo da Team Subtech de Stark, onde ele visitou a fábrica da Candela em Estocolmo, Suécia.

Navegando em nada menos que uma moto elétrica KTM Freeride E-XC, Stark fez um tour pela fábrica da Candela por Gustav Hasselskog, fundador e CEO da Candela.

Segundo Hasselskog, “A ideia com a Candela é construir um barco leve e colocar em hidrofólios. A razão de fazermos isso é que queremos reduzir a energia necessária para empurrá-lo pela água de forma massiva. E com design que temos agora, tivemos de cortar a energia necessária em cerca de 75% em comparação com um barco de planeamento normal. A razão pela qual queremos reduzir a energia necessária é porque queríamos torná-la elétrica. E as baterias comparam muito pouca densidade de energia em comparação com a gasolina, então é necessário colocar muitas baterias, o que adiciona peso e despesas. Para consertar isso, reduzimos o peso e colocamos em hidrofólios, onde essa redução de 75% na energia significa que podemos reduzir as baterias e ainda obter um bom alcance”.

Hasselskog também demonstrou como os hidrofólios proporcionam um percurso muito mais suave. Em vez de sentir o barco balançar na superfície da água, os hidrofólios sob a superfície levantam o barco onde ele pode deslizar suavemente, mesmo sobre águas mais agitadas.

O hidrofólio elétrico da Candela pode atingir velocidades de até 30 nós (55,5 km/h), graças ao seu motor de 55 kW. O barco tem um alcance de 50 milhas náuticas (57 milhas, ou 93 km) na sua velocidade mais eficiente de cerca de dois terços da velocidade máxima. A energia vem de uma bateria de 40 kWh.

A Candela automatizou a sequência de pouso pois era difícil controlá-la quando se tentava entrar novamente na água. Quando se acelera, os vários hidrofólios são programados para fazer com que o barco voe como um avião pousando, resultando numa reentrada suave na superfície da água.

O barco de 7,7 metros (25 pés) acomoda até seis pessoas. As folhas também podem ser estendidas e retraídas, mudando o calado do barco de 1,5 metros (5 pés) para apenas 70 centímetros (2’6″), o que pode ser crítico ao entrar em águas rasas.

Este modelo está quase esgotado para 2020 e começa a encher a lista de espera de 2021. Até agora, a Candela entregou 16 barcos na Europa e nos Estados Unidos, todos construídos na Suécia.

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