fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Uber investe na transição para os carros elétricos

Uber investe 800M$

A Uber anunciou, recentemente, o plano para acelerar a sua transição para os automóveis elétricos com um investimento de 800 milhões de dólares (cerca de 675 milhões de euros). No entanto, a previsão é de que apenas em 2040 todas as unidades sejam 100% elétricas.

“A Uber compromete a tornar-se numa plataforma de emissões totalmente zero até 2040, com 100% das viagens a serem realizadas em veículos com emissões zero, no transporte público ou com micromobilidade. Estamos também a delinear uma meta, anteriormente definida, de ter 100% das viagens em veículos elétricos em algumas cidades nos EUA, Canadá e na Europa até ao ano 2030. Além destas nossas metas, estamos, igualmente, comprometidos em alcançar emissões líquidas zero nas nossas operações corporativas até 2030. Ao atingir estas metas estaríamos posicionados uma década à frente das metas do Acordo do Clima de Paris”, explica o anúncio veiculado pela Uber sobre a transição para os automóveis elétricos.

A marca americana indicou os pontos principais do seu plano, nomeadamente a expansão da opção Uber Green, para tornar mais fácil aos passageiros a escolha de viajarem em veículos híbridos ou elétricos; um investimento de 800 milhões de dólares para apoiar milhares de condutores na transição para os VE até 2025; o investimento na rede multimodal, de forma a promover alternativas sustentáveis à utilização de viaturas próprias.

Atualmente, a Uber encontra-se a expandir a opção ‘Uber Green, que permite solicitar especificamente um veículo híbrido ou elétrico, a mais de quinze cidades nos Estados Unidos da América e Canadá. A opção tem um custo extra de 1 dólar por viagem, mas os passageiros recebem o triplo de Uber Rewards de uma viagem normal.

Paralelamente, a marca anunciou que irá pagar uma quantia extra aos condutores que utilizarem um automóvel elétrico: “Os motoristas que optam por conduzir veículos elétricos irão ganhar uma quantia extra por cada viagem. Nos EUA e Canadá, os motoristas dos automóveis híbridos e elétricos receberão um extra de 50 cêntimos de dólar, diretamente do passageiro, em cada viagem Uber Green concluída. Como a nossa meta é, em última instância, realizar a transição de todos os condutores para veículos de emissão zero, aqueles que conduzirem este tipo de veículo receberão, adicionalmente, 1 dólar por cada viagem. Isso significa que os condutores dos veículos elétricos irão arrecadar ambos os incentivos – um total de 1,50 dólares extra por cada viagem Uber Green que realizarem”.

No início deste ano, a Lyft, a maior concorrente da Uber, assumiu um compromisso semelhante. No entanto, pretende atingir a meta de serviços em automóveis 100% elétricos até 2030, uma década antes do seu principal rival.

Show More