A Hyundai Motor Company começou hoje a enviar o seu sistema proprietário Fuel Cell para a Europa, para utilização de empresas fora do setor automóvel, nomeadamente a GRZ Technologies Ltd., uma empresa suíça de soluções de hidrogénio.
De acordo com a Hyundai, a exportação do sistema Fuel Cell demonstra a tecnologia avançada e a capacidade de produção da marca coreana para apoiar negócios de energia ecológica, e promove a sua estratégia de se tornar uma Smart Mobility Solution Provider, centrada na tecnologia Fuel Cell.
A Hyundai introduziu o seu primeiro veículo elétrico a Fuel Cell em 2000, o Santa Fe FCEV, seguido do primeiro FCEV no mundo a ser produzido em massa, o ix35 em 2013, e a segunda geração do SUV Fuel Cell NEXO, em 2018. Recentemente, a marca sul coreana enviou com sucesso as primeiras dez unidades do XCIENT Fuel Cell, o primeiro camião de serviços pesados a Fuel Cell produzido em massa, também para a Suíça.
A Hyundai Motor e a GRZ Technologies têm vindo a cooperar na tecnologia de armazenamento de hidrogénio desde 2019. A GRZ possui tecnologia para armazenar cerca de cinco a dez vezes mais hidrogénio, com uma pressão inferior a 30 bar, significativamente inferior à pressão de armazenamento de um tanque de armazenamento de hidrogénio normal – 200 a 500 bar. Prevê- se que esta tecnologia seja utilizada de várias formas, no futuro, no âmbito da cooperação entre as duas empresas.
Utilizando o sistema Fuel Cell da Hyundai, a empresa planeia produzir um sistema de fornecimento de energia fixo para gerar eletricidade em horas de ponta. O sistema Fuel Cell é baseado no sistema utilizado no Hyundai NEXO.
“Os sistemas Fuel Cell da Hyundai, oferecem diversas aplicabilidades e redimensionamentos além de veículos sem emissões”, afirma Saehoon Kim vice-presidente e diretor do Fuel Cell Center na Hyundai Motor Group. “Ao impulsionar o nosso sistema, os nossos parceiros em mobilidade, infraestruturas e energia, podem fazer potenciar ainda mais um ecossistema de hidrogénio abrangente”.
Em julho, a Hyundai anunciou um plano para responder à política Green New Deal do governo sul coreano, com a exportação dos sistemas Fuel Cell, ao mesmo tempo que procura diversificar o seu negócio de hidrogénio, com vista a assegurar a liderança no mercado global.
Em dezembro de 2018, a Hyundai Motor Group anunciou o seu plano a longo prazo, ‘Fuel Cell Vision 2030’, e reafirmou o seu compromisso em acelerar o desenvolvimento de uma sociedade a hidrogénio, alavancando a sua liderança global nas tecnologias Fuel Cell. Como parte deste plano, a Hyundai Motor Group tem como objetivo assegurar, até 2030, uma capacidade de produção de 700 000 mil unidades por ano de sistemas Fuel Cell para automóveis, assim como para setores fora do ramo automóvel como embarcações, veículos ferroviários, drones e geradores de energia.
Fonte: Hyundai