fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Mercedes-Benz EQS estreia sistema MBUX Hyperscreen

Revelado em 2018 no atual Classe A, o MBUX (Mercedes-Benz User Experience) equipa atualmente mais de 1,8 milhões de automóveis ligeiros de passageiros da marca bávara. A segunda geração deste sistema, que integra capacidade de aprendizagem com recurso a inteligência artificial, foi lançada no Classe S. Agora, em 2021, o sedan 100% elétrico Mercedes-Benz EQS estreará, como opção, o MBUX Hypersecreen, um sistema de informação e entretenimento num ecrã curvilíneo de 56 polegadas que se estende a toda a largura do habitáculo.

O interface é adaptável e integra oito núcleos de processamento (CPU), 24 gigabytes de memória RAM e 46,6 gigabytes por segundo de largura de banda RAM. Configurável até sete perfis, é “o cérebro e o sistema nervoso do carro”, nas palavras de Sajjad Khan, CTO do Daimler Group. “O MBUX Hyperscreen tem continuamente a capacidade de conhecer melhor o cliente, oferecendo infoentretenimento personalizado e à medida, sem que o ocupante tenha de clicar ou ‘fazer scroll‘ em qualquer situação”, acrescentou.

Mercedes-Benz Vision EQS

O ecrã não funciona apenas para o condutor, mas também para o passageiro, que tem a sua própria área dedicada – aqui, as funções de entretenimento só estão disponíveis durante o movimento se a legislação nacional o permitir. Se o banco do passageiro não estiver ocupado, este painel assume uma função decorativa, apresentando um padrão animado com as estrelas da Mercedes-Benz.

O sistema usa tecnologia OLED neste painel e também no painel central. Para o condutor, uma nova versão digital do “display clássico do cockpit” com gráficos estilizados num esquema de cores de azul/laranja.

Através do que a marca germânica denomina ‘camada zero’, as aplicações mais importantes são sempre fornecidas no nível superior e numa vista descritiva. O sistema oferece inúmeras funções completas, e de forma a reduzir as etapas de interação, a Mercedes-Benz desenvolveu um interface de utilizador que recorre a inteligência artificial para disponibilizar opções em função da situação e do contexto.

O sistema MBUX apresenta proativamente determinadas funções em momentos particulares, com a perceção em função do contexto a ser constantemente otimizada pelas alterações na zona circundante e pelo comportamento do utilizador. Mais de vinte funções adicionais – por exemplo, um programa de massagem ativa que sugere níveis de regulação da altura da suspensão – são automaticamente fornecidas no momento em que são relevantes.

Uma câmara multifuncional e um sensor de luz ajudam a adaptar a iluminação às condições ambientais. O ecrã é construído em silicato de alumínio, resistente a riscos, com uma placa de cobertura com dois revestimentos, para reduzir os reflexos e facilitar a limpeza. Pontos de ruptura pré-determinados e uma estrutura em favo de mel garantem a segurança dos utilizadores em caso de acidente.

Fonte: Mercedes-Benz

Show More