fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Citroën ë-Berlingo chega no segundo semestre de 2021

O Berlingo Van foi lançado em 1996, tendo sido vendidas, até hoje, mais de 1,6 milhões de unidades. A Citroën apresenta agora o ë-Berlingo Van, a versão elétrica deste comercial ligeiro, estando a chegada aos concessionários da marca prevista para o segundo semestre de 2021.

As duas configurações de carroçaria, M e XL, têm por base a plataforma e-CMP do Groupe PSA (agora Stellantis, depois da fusão com a Fiat-Chrysler), propondo assim a mesma capacidade de bateria, com uma autonomia máxima de 275 quilómetros (ciclo WLTP). Esta encontra-se colocada sob os bancos do veículo e sob o piso de carga, não afetando o volume útil, e conta com uma garantia de oito anos ou 160.000 quilómetros (para 70% da capacidade da bateria no final do contrato). Um certificado de capacidade é emitido com a primeira verificação, realizada após o primeiro ano de utilização ou 20.000 quilómetros e, a partir daqui, em cada operação de manutenção, a cada dois anos ou 40.000 quilómetros.

Existem três opções de carregamento. O carregamento doméstico com cabo tipo 2 (de série), é compatível com uma tomada de 8 A ou uma tomada reforçada de 16 A, que permite carregar a bateria a 100% em menos de 15 horas, ou para 100 quilómetros em 5 horas e meia. A carga acelerada requer à instalação de uma wallbox de 3,7 a 22 kW e um cabo tipo 3 (disponível em acessório), para um tempo de carga total de 7 horas e 30 minutos (wallbox 7,4 kW monofásica) ou de 5 horas (11 kW trifásica). Finalmente, o carregamento super-rápido em terminal público até aos 100 kW, com um cabo tipo 4, permite carregar 80% da bateria em 30 minutos.

O ë-Berlingo Van é alimentado por um motor elétrico que gere a tração de acordo com o modo de condução selecionado e as condições de condução. Com uma potência máxima de 100 kW (136 cavalos) e binário de 260 Nm, pode atingir uma velocidade máxima de 130 km/h, independentemente do modo ativado.

No interior, a consola central contempla um ë-Toggle, que permite controlar as funções da caixa de velocidades, bem como um seletor para ativar os três modos de condução: Eco, Normal e Power. O ecrã tátil de 5 polegadas conta com uma secção ‘Energia’, que dá acesso às especificações elétricas do modelo: fluxo de energia, estatísticas de consumo, a ativação da carga diferida ou o pré-condicionamento térmico. Um cluster personalizável com um ecrã digital de alta definição com 10 polegadas e um sistema de head-up display, inédito no segmento, estão disponíveis em opção.

O ë-Berlingo Van inclui ainda, por exemplo, acesso e arranque em modo mãos livres, ajuda ao arranque em inclinação, assistência ao estacionamento à frente, atrás e lateral, câmara de visão traseira com Surround Rear Vision, comutação automática de máximos, travão de estacionamento elétrico e indicador de sobrecarga (inédito no segmento). A nível de segurança, vem equipado com Safety Brake, alerta ativo de transposição involuntária de faixa, alerta de atenção ao condutor, alerta de risco de colisão, controlo de estabilidade do atrelado, Grip Control com Hill Assist Descent, reconhecimento alargado de sinais de velocidade e de recomendação e sistema de monitorização de ângulo morto.

Com uma largura interior útil entre as cavas de roda de 1,23 metros, o ë-Berlingo Van pode transportar duas Europaletes, colocadas em sequência no compartimento de carga. O seu volume útil, inalterado em relação à versão térmica, permite 3,3 m3 (XS sem Cabine Extenso) e um máximo de 4,4 m3 (XL com Cabine Extenso). A carga útil máxima é de 800 quilogramas e a capacidade de reboque máxima é de 750 quilogramas em todas as versões. 

Vincent Cobée, diretor geral da Citröen, afirma: “O Citroën Berlingo Van, modelo de referência no mercado dos furgões, é conhecido pelos seus aspetos práticos e por ser precursor de múltiplas inovações. Ao adotar o melhor da tecnologia elétrica, garante ainda maior serenidade aos profissionais. No ë-Berlingo Van irão encontrar o parceiro ideal para a realização das suas atividades do dia a dia, com novos níveis de conforto, uma enorme liberdade de movimento, um controlo dos custos de utilização, tudo isto sem comprometer os valores de carga e de volume. Depois do ë-Jumpy, eleito ‘Van Internacional do Ano’, e do ë-Jumper, o novo ë-Berlingo Van traduz-se num importante reforço na nossa ofensiva elétrica e numa resposta concreta aos novos desafios de mobilidade de todos os profissionais”. 

Fonte: Citroën

Show More