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Bentley aposta na reciclagem de ímanes para fabricar motores elétricos mais sustentáveis

A Bentley Motors anunciou um projeto de três anos com o objetivo de revolucionar a sustentabilidade dos motores elétricos, através da reciclagem de ímanes de neodímio para utilização em motores auxiliares, um processo inédito. Este estudo enquadra-se no compromisso da marca de luxo britânica de disponibilizar somente híbridos e elétricos, até 2026.

Intitulado RaRE (Rare-earth Recycling for E-Machines; Reciclagem de terras raras para máquinas elétricas), apoia-se no trabalho da Universidade de Birmingham no desenvolvimento de um método de extração de ímanes a partir de resíduos de aparelhos eletrónicos. O projeto pretende ampliar o processo e reaproveitar o material magnético extraído para produzir novos ímanes, para utilização em alguns motores auxiliares específicos. Além dos benefícios em termos de sustentabilidade, o RaRE proporcionará também formas de minimizar a complexidade do fabrico destes motores,

Matthias Rabe, membro do Conselho de Engenharia da Bentley Motors, afirmou: “À medida que aceleramos na nossa viagem para a eletrificação, oferecendo apenas veículos híbridos ou elétricos até 2026, e totalmente elétricos até 2030, é importante que nos concentremos em todos os aspetos da sustentabilidade dos veículos, incluindo métodos sustentáveis ​​de obtenção de materiais e componentes. O RaRE promete uma mudança radical na reciclagem elétrica, sendo uma fonte para motores de baixa tensão, construídos à medida para uma série de aplicações diferentes, e estamos confiantes de que os resultados fornecerão uma base para tipos de propulsão elétrica totalmente sustentáveis.”

Este estudo será executado em paralelo com o programa de investigação OCTOPUS da Bentley, que pretende desenvolver um eixo elétronico integrado sem ímanes de neodímio, para suportar arquiteturas de veículos elétricos.

Além da Bentley Motors, que liderará a definição das especificações e o desenvolvimento do protocolo de testes, dando ainda suporte às atividades de desenvolvimento e produção, o projeto conta ainda com a participação de outras entidades, nomeadamente a HyProMag, responsável pelos processos de reciclagem e conversão dos elementos extraídos em ímanes sintetizados com propriedades predefenidas.

Nick Mann, diretor de Operações da HyProMag, declarou: “O RaRE é um projeto empolgante e uma oportunidade fantástica de provar a importância e o potencial do material magnético reciclado. As tecnologias de reciclagem da HyProMag permitem-nos produzir ímanes de NdFeB com um custo de carbono muito mais baixo do que usando fornecimentos virgens, com independência do fornecimento chinês (…)”.

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