A empresa portuguesa Miio continua a inovar na mobilidade elétrica, ao ser a primeira empresa a aproximar o método de pagamento de carregamento de um veículo elétrico (VE) ao de um veículo a combustão.
Depois de ter introduzido a opção de carregamento de um VE na rede nacional de forma completamente digital, a Miio apresenta o miio Pay – funcionalidade que permite pagamentos ocasionais para carregamento de VE, sem contrato, na rede pública.
Não são necessários cartões físicos, contratos ou adesões a um serviço de um CEME (Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica); o utilizador necessita apenas de aceder à aplicação miio, indicar qual o valor que pretende carregar, efetuar o pagamento e iniciar a sua sessão de carregamento.
Esta novidade da empresa portuguesa proporciona mais comodidade e facilidade de utilização aos condutores de VE, que passam a conseguir carregar a sua viatura de forma imediata, mesmo que tenham instalado a app no momento, sem qualquer contrato ou compromisso.
A funcionalidade miio pay está já disponível para utilizadores beta e passará a estar disponível para o público em geral no dia 30 de abril de 2021.
A aplicação miio disponibiliza aos utilizadores de veículos elétricos informações essenciais para que estes possam viajar em tranquilidade: indica os locais onde se encontram os postos de carregamento, qual a sua potência, se estão disponíveis e funcionais, qual o preço, entre muitas outras informações. Além disto, o utilizador pode ser notificado sobre quando se encontra disponível o posto que pretende utilizar, comparar preços, saber o estado atual e futuro da rede nacional e planear rotas. A app inova não apenas no preço simples e agregado, mas também no controlo de custos que proporciona aos utilizadores, tudo pensado para “proporcionar maior conveniência aos utilizadores de veículos elétricos”, refere Daniela Simões, CEO da Miio.