O fabricante sueco de motociclos Husqvarna corre, como a maioria dos principais concorrentes, para acompanhar uma nova onda de motas elétricas. Nos finais de abril, a empresa exibiu seu primeiro protótipo (Husqvarna E-Pilen) e desvendou algumas das suas primeiras especificações.
O modelo E-Pilen mantém o corpo e painéis semelhantes na área do tanque falso a outras marcas não elétricas da marca, que abriga três conjuntos de baterias amovíveis.
Husqvarna E-Pilon Concept
Com base nas pequenas baterias, com alcance de cerca de 100 quilómetros, a E-Pilen está pensada para circuitos urbanos e não para passeios de longa distância. No entanto, uma vez que as baterias são substituíveis, os usuários podem trocar facilmente as baterias vazias por baterias sobresselentes carregadas.
Por baixo das baterias está o motor de 8 kW (10,7 cavalos), não conferindo à mota valores de velocidade elevados. No entanto, a velocidade não é problema, uma vez que o habitat natural da E-Pilen é a cidade. A marca não revelou a velocidade máxima, mas, pelo motor, espera-se que ronde os 100-120 km/h.
A Husqvarna adianta que o seu objetivo foi sempre “desenvolver novos produtos acessíveis ao mais amplo espectro de pilotos possível”, garantindo ainda que a experiência da marca permitirá que a gama E-Mobility mantenha o prazer de condução e uma dinâmica refinada.
Não se ficando pela E-Pilen, a Husqvarna revelou, esta semana, o concept de uma nova scooter elétrica, a Vektorr. O protótipo revelado mantém grande parte do design característico da empresa, modernizando-o.
Também esta scooter está pensada para o mercado urbano, apresentando, por isso, valores de velocidade e autonomia pouco elevados. A velocidade máxima de 45 km/h mantém-na legal como um veículo de classe ciclomotor em grande parte do mundo, o que significa que a maioria dos motociclistas não precisarão de nenhuma licença especial de mota para a utilizar. A baixa velocidade também ajuda a aumentar o alcance para 95 quilómetros.
Husqvarna Vektorr Concept
É improvável que o protótipo esconda algo maior do que um motor de 2-3 kW – nível de potência típico encontrado noutras scooters elétricas com níveis de desempenho semelhantes.
A Vektorr foi desenvolvida em parceria com a empresa indiana Bajaj, que fabrica a sua própria scooter elétrica de estilo Vespa, conhecida como Bajaj Chetak.
Ainda não há notícias sobre a possível chegada da Vektorr à estrada, nem outras informações técnicas, mas a marca sueca promete desvendar mais sobre estes dois novos veículos brevemente.