Os automóveis autónomos estão prontos para serem aceites, pelo menos na Finlândia. Os resultados são de um estudo sobre as atitudes e experiências dos passageiros em relação aos automóveis autónomos, realizado pela Universidade da Finlândia Oriental e pela Universidade de Tampere.
A equipa afirma que é a primeira no mundo a examinar as experiências dos passageiros com este tipo de veículos em condições de Inverno. O estudo teve lugar na capital Helsínquia e em Muonio, uma pequena cidade na Lapónia.
Em Helsínquia, os passageiros utilizaram um autocarro sem condutor em duas áreas de teste. En Muonio, os residentes locais viajaram con um automóvel autónomo nas duras condições invernais na principal estrada da região. O questionário quantitativo foi respondido por 141 pessoas e outras 70 participaram numa entrevista qualitativa.
O Professor Arto Salonen, da Universidade da Finlândia Oriental, explicou que “os finlandeses têm uma abordagem pragmática às novas tecnologias: se o novo modo de transporte facilitar a vida quotidiana e for acessível, então não parece haver qualquer obstáculo a que se torne dominante”.
Confiança, segurança e proteção são os fatores mais importantes na atitude dos passageiros em relação aos veículos autónomos. Os mais jovens sentiram um maior nível de segurança pessoal comparativamente com pessoas mais velhas.
Os investigadores traçaram as atitudes dos passageiros em relação aos veículos autónomos, fatores que influenciam as suas atitudes positivas ou negativas e fatores que poderiam encorajar os passageiros a utilizá-los.
Ainda de acordo com o estudo, a atitude positiva dos intervenientes no estudo foi mais influenciada pelos três fatores apontados anteriormente, confiança, segurança e proteção. No entanto, os passageiros não estavam preparados para aceitar erros tecnológicos nos automóveis autónomos, apesar de se entender que a tecnologia ainda está em desenvolvimento.