Os primeiros protótipos autónomos baseados no Volkswagen ID. BUZZ começam a ser testados na Alemanha, em Munique, este verão.
É um marco para o Grupo Volkswagen, que planeia implementar tecnologia de condução autónoma de nível 4 para carrinhas comerciais ligeiras, tanto de transporte de pessoas como de mercadorias.
Christian Senger, diretor da divisão de veículos comerciais da Volkswagen diz que o objetivo da “versão autónoma do ID. BUZZ é facilitar os serviços de transporte e entregas a partir de 2025”.
Para integrar a tecnologia autónoma no modelo ID. BUZZ, a Volkswagen fundou uma unidade de negócio dedicada e associou-se à Argo AI, empresa com sede nos EUA, que desenvolve sistemas de condução autónoma para veículos. No início deste ano, a Argo AI integrou o seu sistema de condução autónoma com um protótipo de veículo Volkswagen para iniciar os testes na Alemanha.
Tanto a Volkswagen como a Argo AI consideram a utilização de uma combinação de sensores – incluindo radar e câmaras – como essencial para uma condução autónoma segura. A Argo AI revelou recentemente o seu novo sensor de Lidar, o Argo Lidar, que lhe permite ver objetos a 400 metros de distância. Esta tecnologia será integrada no sistema de veículos comerciais de condução autónoma da Volkswagen.
A VW confirmou também que fará testes nas estradas da Alemanha ainda em 2021.