A Semana Europeia da Mobilidade, iniciativa da Câmara Municipal da Amadora, terá este ano lugar entre os dias 16 a 22 de setembro, contando mais uma vez com a parceria da Ecomood Portugal e com o Green Future AutoMagazine como media partner.
O tema europeu deste ano alia a sustentabilidade à saúde, mas também o exercício físico e mental. Uma mobilidade mais sustentável e racional proporciona cidades mais amigas e inteligentes e cidadãos mais felizes e saudáveis.
Como tal, um dos principais focos será a cativação e a recuperação de passageiros para os transportes públicos, não só através do incentivo a melhorias na sua oferta, como de evoluções paradigmáticas na abordagem dos cidadãos àquela que deverá ser a base da mobilidade humana. Serão também promovidas, de forma divertida, pedagógica, sensibilizadora e segura, seguindo todas as recomendações da DGS, outras vertentes sustentáveis como é o caso da bicicleta e da trotinete e saudáveis como caminhar.
As inscrições já estão abertas e nos dias 11 e 12 de setembro decorrerão já vários eventos em diferentes locais do concelho.
Os reflexos desta Semana Europeia da Mobilidade perdurarão por muito mais do que sete dias, tendo em conta que mais ainda do que promover mentalidades e comportamentos sustentáveis no que à mobilidade diz respeito, esta Semana destina-se também à implementação de medidas e soluções que perdurem e que alterem para melhor as cidades europeias que abraçam este desafio anual.
Para já ficam também aqui algumas atividades a decorrer durante a Semana da Mobilidade e que garantem prémios aos melhores classificados. Jovens e professores são desafiados a enviar as suas ideias e sugestões, em foto, vídeo ou texto até ao dia 10 de setembro, com a temática de mobilidade sustentável. As 7 melhores ideias/reportagens serão depois publicadas ao longo da Semana nas redes sociais, uma por dia. E serão também as estrelas de uma exposição itinerante. As 3 melhores ganharão também prémios, que serão anunciados em breve.
Esta atividade é realizada em parceria com o programa Eco-Escolas da ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa. Mais informações sobre o desafio podem ser encontradas aqui.