fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Volkswagen vai desenvolver e produzir as próprias baterias

A Volkswagen abriu um laboratório para investigação e desenvolvimento de células na Europa, de forma a expandir a sua experiência em tecnologia de baterias e dando o próximo passo em direção ao desenvolvimento e produção de suas próprias células de bateria para eletromobilidade. Estima-se que em 2025, a célula unificada da Volkswagen saia da linha de produção em Salzgitter. 

Os novos laboratórios permitirão programas extensivos de testes de células com até 200 métodos analíticos diferentes e o desenvolvimento de novas formulações. Nestes laboratórios serão utilizadas tecnologias de ponta, nomeadamente um dos poucos microscópios eletrónicos no mundo para detetar lítio. Existirá ainda um campo de teste automatizado para testar células quanto ao desempenho e sinais de envelhecimento durante o carregamento e descarregamento rápidos. O teste inclui células que podem ser carregadas com 5% a 80% da energia da bateria em 12 minutos.

De acordo com o fabricante alemão, a eficiência dos processos de desenvolvimento está garantida, graças à partilha de dados de produção, análise e teste. Ainda assim, para garantir uma boa interação, os laboratórios são divididos em quatro áreas: no laboratório de desenvolvimento de células, são avaliados novos materiais quanto à sua adequação e formulações químicas, bem como são desenvolvidos, posteriormente, materiais e processos de elétrodos. As inovações que se revelem promissoras são enviadas diretamente para a linha piloto para produção em pequena escala.

No laboratório de análise, os investigadores desmontam componentes e matérias-primas das células e realizam análises e garantia de qualidade. Já no laboratório de ambiente e segurança, as células são submetidas a testes de resistência em seis câmaras especiais e submetidas a esforços elétricos, térmicos ou mecânicos, por exemplo. No campo de teste elétrico, as células de laboratório e em série de todos os formatos e classes de potência são medidas eletricamente e testadas quanto ao desempenho, fenómenos de envelhecimento e robustez a longo prazo.

Frank Blome, diretor da Unidade de Negócios de Células de Bateria e Sistemas de Baterias, explica que está a ser desenvolvida uma das tecnologias mais importantes para o Grupo Volkswagen neste laboratório e garante que “tudo o que é feito no Centro de Excelência Battery Cell serve para fornecer aos clientes de todas as marcas do Grupo veículos elétricos com a maior variedade possível, desempenho de carregamento, sustentabilidade e segurança”.

Show More