A partir de 2025, na Áustria, só será permitida a circulação de táxis elétricos, pelo que cada vez mais taxistas estão a adquirir veículos livres de emissões. De forma a apoiar esta transição, será implementada uma tecnologia de carregamento wireless, de forma a tornar este processo mais eficiente.
Nos próximos dois anos, cerca de 10 praças de táxis e 66 veículos serão adaptados com a tecnologia Matrix Charging, desenvolvida pela Easelink, que permitirá automatizar os carregamentos.
Com esta tecnologia, não será necessário ligar o veículo a um cabo num ponto de carregamento. Os veículos serão equipados com um conector na parte inferir da carroçaria que depois se ligará a uma placa no ponto de carregamento, clicando num botão. Os táxis serão carregados automaticamente, sem que o condutor precise de sair do veículo.
Os dois tipos de veículos usados no projeto suportam carregamentos AC de 11 kW, que é o que está a ser implementado como parte do projeto eTaxi Austria. A tecnologia Matrix Charging irá, subsequentemente, suportar carregamentos até 22 kW AC e 100 kW DC a 800 volts.
A tecnologia Matrix Charging oferece grandes vantagens, principalmente em zonas de elevada densidade urbanística, pois não necessita de cabos nem estações e, por essa razão, não implica a construção de infraestrutura adequada.
O projeto eTaxi Austria está a ser apoiado por várias entidades, nomeadamente o munícipio de Viena, a administração regional da Estíria e até pela Hyundai. É financiado pelo Fundo de Clima e Energia, como parte do programa ‘Implementação de Mobilidade de Emissões Zero’. Tem duração até meados de 2024 e espera-se que sirva de base para futuras transformações de grande alcance na área da mobilidade.