fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Opel inicia produção do Vivaro e-Hydrogen

Arrancou a produção do Opel Vivaro-e Hydrogen e a primeira unidade a sair da linha de produção começará a operar sem emissões na frota da do fabricante alemão de eletrodomésticos Miele. Equipado com uma pilha de combustível a hidrogénio, o veículo realizará serviços diários na região do Reno-Meno, em redor de Frankfurt.

O CEO da Opel, Uwe Hochgeschurtz, e o diretor de Desenvolvimento da marca, Marcus Lott, estiveram presentes no início da produção em Rüsselsheim. “Com o novo Opel Vivaro-e Hydrogen estamos a inaugurar um novo capítulo na nossa estratégia de mobilidade sustentável. Este conceito alia as vantagens da motorização com pilha de combustível a hidrogénio com a versatilidade e capacidades do nosso veículo comercial ligeiro mais vendido”, afirmou Hochgeschurtz.

Marcus Lott acrescentou: “O novo Vivaro-e Hydrogen satisfaz perfeitamente os requisitos dos operadores de frotas. O furgão a hidrogénio é a solução ideal para conduzir longas distâncias com emissões zero, bem como para transportar cargas maiores sem perdas de tempo a reabastecer. O Opel Vivaro-e Hydrogen lidera o futuro da mobilidade com zero emissões, especialmente para uso comercial”.

O Opel Vivaro-e Hydrogen baseia-se na existente versão eléctrica do Opel Vivaro-e, eleito “International Van of the Year” de 2021. Com os depósitos abastecidos, tem uma autonomia superior a 400 quilómetros (ciclo WLTP). A pilha de combustível de 45 kW é capaz de gerar energia suficiente para uma condução contínua em autoestrada. O Opel Vivaro-e Hydrogen demora apenas três minutos a reabastecer com hidrogénio, aproximadamente o mesmo tempo necessário para abastecer um veículo convencional, a gasóleo ou a gasolina. 

Segundo a Opel, a bateria de ião lítio de 10,5 kWh fornece uma potência de pico dinâmica quando necessário – por exemplo, no arranque e sob aceleração. Uma vez que a bateria satisfaz as necessidades de energia em tais situações, a pilha de combustível pode operar em condições ótimas de funcionamento. A bateria também funciona em conjunto com a travagem regenerativa, enquanto a configuração plug-in permite recarregar a bateria externamente, se necessário, por exemplo, numa estação de carregamento, fornecendo 50 km de autonomia elétrica da bateria. O Vivaro-e Hydrogen está equipado de série com um carregador de bordo trifásico (11 kW) e com um cabo de carregamento de modo 2.

O Vivaro-e Hydrogen não perde, em termos de volumetria, comparativamente às versões equipadas com motor de combustão, oferecendo até 5,3 ou 6,1 metros cúbicos de volume de carga. Esta nova versão comercial elétrica com pilha de combustível está disponível nos comprimentos M e L (4,95 e 5,30 metros), com 1.000 kg de carga útil máxima.

Tal como o seu ‘irmão’ elétrico a bateria, bem como aqueles equipados com motores de combustão interna, o Vivaro-e Hydrogen oferece, segundo a marca alemã, uma “gama invulgarmente vasta” de sistemas de assistência ao condutor. O equipamento inclui uma câmara panorâmica traseira com visão de 180 graus, alerta de ângulo cego e estacionamento pilotado, dianteiro e traseiro.

O sistema de informação e entretenimento Multimedia Navi Pro funciona através de reconhecimento de voz ou do ecrã tátil a cores, sendo compatível tanto com Apple CarPlay como com Android Auto. O sistema de navegação oferece mapas europeus, orientação dinâmica de rotas e TMC. Os utilizadores também podem refrigerar ou aquecer o veículo durante o carregamento através dos serviços OpelConnect e programar carregamentos com a aplicação myOpel.

A produção do novo Vivaro-e Hydrogen tem lugar na Opel Special Vehicles (OSV) em Rüsselsheim. Com este veículo, a marca dá continuidade à sua estratégia de eletrificação e alarga a oferta com mais uma alternativa de mobilidade sem emissões na sua gama de comerciais ligeiros. O Vivaro-e Hydrogen complementa os furgões elétricos a bateria Combo-e, Vivaro-e e Movano-e.

Show More