A Cruz Vermelha Italiana estreou o primeiro autocarro de elevada contenção biológica do mundo. O veículo tem capacidade para transportar até um máximo de 41 pessoas potencialmente infetadas, a que se somam 6 tripulantes, em áreas restritas como aeroportos e para alojamentos, hospitais e instalações de cuidados médicos, em total segurança
O autocarro – com base no modelo Crossway da Iveco Bus – foi já utilizado em missões de transporte urgente na região italiana da Calábria. O veículo de 12 metros de comprimento integra uma câmara de pressão negativa, uma estrutura transparente envolvente do compartimento de passageiros, sendo que a diferença de pressão do exterior impede que o ar escape, a menos que o mesmo seja filtrado. A tripulação pode monitorizar a pressão na câmara, a saturação de dióxido de carbono, temperatura e estado dos filtros utilizando uma interface digital integrada.
Esta unidade, decorada com as cores da Cruz Vermelha Italiana, está equipada com um elevador de cadeira de rodas eletrohidráulico e elevados padrões de conforto: ar condicionado, iluminação noturna, difusão de áudio, vidros fumados e uma área sanitária dentro da câmara de contenção biológica. Os estofos e o interior foram cobertos com materiais facilmente laváveis para garantir uma sanitização eficaz.