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Primeiras experiências promissoras com o Citroën ë-Jumpy Hydrogen

Depois de um mês a utilizar intensivamente o Citroën ë-Jumpy Hydrogen, a Suez destaca as qualidades do veículo, nomeadamente em termos de otimização do tempo de operação do veículo, versatilidade de uso e velocidade de reabastecimento.

Os operacionais da Suez – Carcassonne utilizaram o ë-Jumpy Hydrogen ao longo do mês de janeiro. As suas impressões sobre este primeiro furgão a pilha de combustível são positivas e evidenciam que as características oferecidas pelo veículo estão em conformidade com as utilizações e necessidades exigidas nas suas atividades: visitas a locais de trabalho, reabastecimento de pequenos e grandes equipamentos, trabalhos de reparação de emergência em caso de fuga de água. Isto justifica a necessidade de ter um veículo disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, com autonomia de condução suficiente para evitar necessidades de reabastecimentos durante o dia.

As suas viagens dentro das cidades e arredores são, portanto, bastante curtas – na ordem dos 100 km – mas frequentes, pelo que os seus veículos têm de ter uma disponibilidade imediata. Geralmente, o veículo circula com mais de metade do volume de carga permitido, com pesos que excedem frequentemente os 200 kg.

Com uma autonomia de 400 km e com o reabastecimento rápido (3 minutos para abastecer meio depósito numa estação de 350 bar) assegura que os veículos estão permanentemente operacionais. A bateria de 10,5 kWh, que proporciona uma reserva de 50 km caso seja consumido todo o hidrogénio existente nos depósitos, pode ser carregada numa tomada normal de 220 V, durante a noite, três a cinco vezes por semana.

Esta tecnologia a hidrogénio combina uma bateria de iões de lítio com uma pilha de combustível ligada a depósitos de hidrogénio. Quando o hidrogénio e o ar entram em contacto com um catalisador, a pilha de combustível gera eletricidade para alimentar um motor elétrico, sendo o único resíduo libertado o vapor de água. Em comparação com uma bateria tradicional, uma pilha de combustível é considerada mais como um conversor de energia do que como um dispositivo de armazenamento.

Esta solução híbrida foi escolhida pela Citroën na sequência da investigação realizada em parceria com a Symbio, uma empresa especializada em pilhas de combustível. O ë-Jumpy Hydrogen beneficia de ambas as tecnologias, ou seja, a bateria de ião lítio de 10,5 kWh e a pilha de combustível de 45 kW, alimentada por três depósitos de hidrogénio de 700 bar, desenvolvidos pela Faurecia, e com uma capacidade de armazenamento útil de 4,4 kg de hidrogénio.

O hidrogénio fornece a energia necessária para uma maior autonomia, enquanto que a bateria de capacidade média combina potência e desempenho com capacidade de recuperação e recarregamento de energia. Esta solução oferece várias vantagens. Em primeiro lugar a compactação, uma vez que a bateria alojada sob os bancos e os depósitos instalados sob o piso não tem qualquer impacto no volume de carga. Este sistema também garante que o desempenho não sofre quaisquer constrangimentos, alcançado com uma pilha de combustível suficientemente potente para garantir uma velocidade constante em autoestrada. A bateria fornece, então, a energia necessária para a aceleração e outras funcionalidades, tais como a potência suplementar necessária no arranque e durante os primeiros quilómetros. A tecnologia híbrida também aumenta a durabilidade do sistema de propulsão e limita o risco de ‘funcionamento a seco’, uma vez que a bateria fornece uma reserva de energia na eventualidade dos depósitos de hidrogénio ficarem vazios.

Um funcionário da Suez destaca a autonomia e a facilidade de abastecimento do ë-Jumpy, bem como a suavidade da condução e o espaço útil de armazenamento que se mantém igual ao modelo a combustão. O prazer de condução oferecido pelo ë-Jumpy Hydrogen, típico da cadeia de tração elétrica, foi uma descoberta muito agradável para estre utilizador, que nunca tinha conduzido um veículo elétrico: “Adaptamo-nos muito rapidamente à condução suave e silenciosa do ë-Jumpy Hydrogen (sem ruído de motor ou poluição sonora externa), o que torna tudo muito mais simples e agradável em todas as situações”, afirmou.

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