O novo SUV C5 Aircross da Citroën já está disponível no mercado nacional, numa gama que conta com cinco versões com motorização híbrida plug-in. Esta opção representou 45% das encomendas da anterior geração do Aircross no último trimestre de 2021.
Visualmente, a marca apresenta o novo C5 Aircross como “maior e imponente”, com um design em que as curvas dão lugar a linhas mais elaboradas.
No interior, o C5 Aircross recebe um novo ecrã tátil de 10″ que oferece controlos de acesso direto para a climatização e uma leitura mais elevada que permite ao condutor manter os olhos na estrada. Para além disso, o painel de instrumentos digital totalmente personalizável de 12,3″ fornece toda a informação diretamente na linha de visão do condutor: mapa de navegação, informação sobre sistemas de assistência ao condutor ativos, informação sobre o estado de funcionamento do propulsor híbrido, entre outros, garantindo que os olhos do condutor permanecem na estrada para uma maior segurança.
No que toca ao desempenho, a versão híbrida plug-in permite uma condução em modo elétrico até 135 km/h e oferece uma disponibilidade instantânea de 320 Nm de binário. No comunicado, a marca relembra que os utilizadores do C5 Aircross Híbrido Plug-In beneficiam de uma gama de serviços para facilitar o carregamento, com gestão direta a partir do veículo ou a partir do seu smartphone, bem como da possibilidade de programação dos tempos de carregamento. O carregamento completo é alcançado em menos de duas horas com utilização de uma wallbox.
O Citroën C5 Aircross Hybrid está equipado com uma bateria de 13,2 kWh que lhe dá uma autonomia elétrica e sem emissões de 55 Km (ciclo WLTP). O dispositivo funciona com base no computador de bordo que analisa as viagens, o estado de carga da bateria e o número de carregamentos efetuados, apresentando as notificações sob a forma de mensagens no ecrã tátil do veículo. Inicialmente, após cinco dias e dez viagens feitas sem que o veículo tenha sido ligado à corrente, o software emitirá uma notificação por dia através do ecrã tátil. Caso o veículo não seja carregado ao final de 30 dias, a notificação aparece duas vezes por dia durante a utilização do veículo.
Para ajudar os clientes a otimizar a utilização dos seus híbridos plug-in, o novo C5 Aircross Hybrid Plug-in contempla ainda soluções como o Plug-in-Reminder e o PHEV Connect.
De accordo com a Citroën, os condutores do novo C5 Aircross beneficiam de 20 sistemas de assistência ao condutor, referenciais no segmento dos SUV compactos. Estes incluem o Highway Driver Assist, um sistema de condução autónoma de nível 2, combinado com o Adaptive Cruise Control com função Stop & Go e o sistema Active Lane Departure Warning.