fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Gigantes japoneses juntam forças para produzir automóveis elétricos

A Sony e a Honda planeiam criar uma nova empresa para, em conjunto, desenvolverem veículos elétricos. Os dois gigantes nipónicos assinaram recentemente um memorando de entendimento onde declaram esta intenção, sendo de esperar que a nova empresa, por enquanto ainda sem nome, seja formada este ano, com a comercialização do primeiro modelo elétrico planeada para 2025.

A Honda irá fabricar o primeiro modelo com a nova empresa, encarregando-se do design, desenvolvimento e comercialização do veículo. A Sony, por seu lado está pronta para desenvolver uma plataforma de serviços de mobilidade. A parceria visa assim combinar a experiência da Honda na indústria automóvel com os recursos da Sony em sensores de imagem, telecomunicações e entretenimento.

Em comunicado, Kenichiro Yoshida, CEO da Sony, afirmou que “o propósito da Sony é encher o mundo de emoção através do poder da criatividade e da tecnologia”, acrescentando que “através desta aliança com a Honda, que acumulou extensa experiência global e conquistas na indústria automóvel ao longo de muitos anos, e continua a fazer avanços revolucionários neste campo, pretendemos construir a nossa visão de tornar o espaço de mobilidade emocional, assim como contribuir para a evolução da mobilidade centrada na segurança, entretenimento e adaptabilidade”.

Já Toshihiro Mibe, CEO da Honda, declara que “a nova empresa terá como objetivo estar na vanguarda da inovação, evolução e expansão da mobilidade em todo o mundo, adotando uma abordagem ampla e ambiciosa para criar valor que exceda as expectativas e a imaginação dos clientes. (…) Faremos isso aproveitando a tecnologia de ponta e o know-how da Honda em relação ao meio ambiente e segurança, ao mesmo tempo em que alinhamos os ativos tecnológicos de ambas as empresas. Embora a Sony e a Honda sejam empresas que partilham muitas semelhanças históricas e culturais, as nossas áreas de especialização tecnológica são muito diferentes. Portanto, acredito que esta aliança reúne os pontos fortes das duas empresas e oferece grandes possibilidades para o futuro da mobilidade”.

A Sony sinalizou as suas intenções de entrar na indústria automóvel durante alguns anos, mas esta aliança marca o seu primeiro movimento concreto neste sentido. Na CES 2020, a Sony exibiu um protótipo elétrico chamado Vision-S e marcou presença na CES 2022 com o Vision-S 02. A Sony tinha também anunciado planos para estabelecer uma nova subsidiária, denominada Sony Mobility, até à primavera de 2022, mas a nova parceria com a Honda pode significar uma alteração da estratégia.

Show More