A Volkswagen apresentou finalmente o aguardado ID.Buzz, uma carrinha 100% elétrica que a marca alemã espera tornar-se tão icónica quanto o famoso ‘pão de forma’, o Volkswagen Tipo-2 lançado em 1950.
Com versões de passageiros e carga – ID. Buzz Cargo –, a Volkswagen afirma que esta é a primera gama de de ‘pequenos autocarros’ totalmente elétricos da Europa, e estabelece “novos padrões no seu segmento com os mais recentes sistemas e funções de segurança, conforto e carregamento”. Estará disponível para encomenda na Europa a partir de maio, e as primeiras unidades deverão chegar ao mercado no outono.
Para Ralf Brandstätter, presidente do Conselho de Administração da Volkswagen Passenger Cars, “o ID. Buzz é um autêntico ícone da era elétrica. Um automóvel que só a Volkswagen podia construir. Na década de 1950, o Volkswagen Bulli [denominação do Tipo-2 na Alemanha] representava um novo sentimento de liberdade, independência e grande emoção automóvel. O ID.Buzz capta este estilo de vida e transfere-o para o nosso tempo: livre de emissões, sustentável, totalmente conectado e agora preparado para o próximo grande capítulo: a condução autónoma. Com este automóvel, reunimos os temas centrais da nossa estratégia Accelerate num único produto pela primeira vez”.
O ID.Buzz e o ID.Buzz Cargo serão lançados na Europa com um motor elétrico de 150 kW montado sobre o eixo traseiro, alimentado por uma bateria de 82 kWh. Esta pode ser carregada até 170 kW (carga rápida CC), opção que permite aumentar o nível de carga de 5% para 80% em cerca de 30 minutos.
O binário máximo de 310 Nm está disponível instantaneamente e a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 145 km/h. São esperadas mais versões de bateria com vários níveis de potência em 2023.
Construída sobre a plataforma elétrica escalável do Grupo Volkswagen (MEB) e equipada com o novo software ID. da marca alemã, a linha de modelos ID.Buzz também oferecerá a função ‘Plug & Charge’ no futuro: o veículo efetua a autenticação automaticamente em estaciones de carregamento rápido CC compatíveis através do conector com o padrão ISO 15118, intercambiando todos os dados necessários com o ponto de carregamento desta forma. A função de carga bidireccional permite ao ID. Buzz fornecer energia à rede doméstica do cliente (Vehicle-to-Home), através de uma wallbox bidireccional (CC) especial.
Os sistemas de assistência incluem o Car2X, um sistema de alerta local que utiliza informação de outros veículos e da infraestrutura de transporte para detetar perigos em tempo real.
De acordo com a Volkswagen, o interior do ID.Buzz foi cuidadosamente desenhado para recuperar a sensação que os passageiros experimentavam no espaçoso Tipo-2. A nova carrinha da marca alemã tem capacidade para cinco passageiros (versão MPV) e respetiva bagagem (1.121 litros de capacidade). Rebatendo a segunda fila de assentos, o ID.Buzz cresce até aos 2.205 litros. Os clientes podem também escolher dois ou três assentos na parte dianteira. Já a versão de carga, ID. Buzz Cargo, consegue transportar simultaneamente duas europaletes carregadas transversalmente.