A Scania prossegue o seu plano de eletrificação apresentando a nova geração de camiões elétricos para operações regionais de longa distância. O Scania 45 está disponível em versão rígida 6×2*4 e trator 4×2 para semi-reboques. Os clientes podem também optar entre duas configurações de cabine – R ou S.
Com um níve de potência de saída de 410 kW (560 cv), o novo Scania 45 R/S representa também um salto considerável a nível de bateria, mais do que duplicando de capacidade relativamente à geração anterior: são agora 624 kWh de capacidade bruta – seis módulos de 104 kWh – com 468 kWh de capacidade útil.
Um trator 4×2 necessitará de uma distância entre eixos de 4.150 mm para equipar as seis baterias, beneficiando assim da normativa europeia sobre dimensões de veículos pesados. Podem ser especificados pesos brutos até 64 toneladas.
A autonomia varia de acordo com fatores como o peso, tipo de estrada ou topografia do terreno, mas a Scania afirma que o trator 4×2 equipado com os seis módulos de bateria pode percorrer 350 km a uma velocidade média de 80 km/h em autoestrada. Uma viagem deste tipo é cumprida em cerca de 4 horas e meia, exatamente o período de condução permitido por lei antes do condutor ser obrigado a uma pausa de 45 minutos.
A marca sueca alerta que as rotas fixas, com carregamentos planificados na origem e no destino são as condições ideais de utilização, mas carregamentos de oportunidade, durante os 45 minutos de descanso obrigatório, aumentarão naturalmente o alcance operacional. O Scania 45 R/S tem uma capacidade máxima de carregamento de 375 kW, o que significa que uma hora de carregamento acrescentará, regra geral, entre 270 e 300 km de autonomia.
Os novos camiões elétricos da marca sueca do Grupo Volkswagen estão associados a um conjunto de serviços e fatores operacionais – carregamento, financiamento, seguros e manutenção – que a Scania acredita facilitarem a transição para a mobilidade sem emissões, por parte dos seus clientes: “A incorporação destas soluções no portefólio da Scania é uma grande mudança para os clientes”, afirmou Frederik Allard, vice-presidente e diretor de eletrificação da Scania. “Estamos a facilitar a transição para os nossos clientes, ao incluir valores importantes para eles, como uma colaboração estreita e zero emissões”.
O novo Scania 45 R/S pode ser encomendando junto dos representantes da marca. A produção começará no quarto trimestre de 2023.