fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

BASF constrói centro de reciclagem de massa negra de baterias

A empresa química BASF anunciou que irá construir um centro de reciclagem de massa negra de baterias, em Schwarzheide, na Alemanha, reforçando o seu hub de produção e reciclagem de materiais ativos catódicos (CAM).

A produção de massa negra é o primeiro passo no processo de reciclagem e baseia-se no tratamento mecânico das baterias. A massa negra produzida contém quantidades elevadas de metais fundamentais utilizados para produzir os CAM: lítio, cobalto, níquel e magnésio, as matérias-primas para a refinaria hidrometalúrgica para reciclagem de baterias que a BASF planeia construir em meados desta década.

A novo centro de produção de massa negra da empresa alemã terá capacidade para processar anualmente 15.000 toneladas de baterias de veículos elétricos e excedentes de produção de baterias. Criará cerca de 30 postos de trabalho e deverá entrar em funcionamento no início de 2024, estando localizado estrategicamente para aproveitar a concentração de fabricantes de veículos elétricos e células de bateria na Europa Central.

“Com este investimento num centro de reciclagem de massa negra de baterias à escala comercial, damos seguimento ao passo seguinte de estabelecer uma cadeia de valor completa de reciclagem de baterias na BASF. Isto permite-nos otimizar o processo de reciclagem de extremo a extremo e reducir a pegada de CO2. O ciclo fechado, desde as baterias em final de vida útil até ao CAM para baterias novas, apoia os nossos clientes em toda a cadeia de valor das baterias, reduz a dependência de matérias-primas extraídas e permite uma economia circular”, afirmou Peter Schuhmacher, presidente da divisão de Catalizadores da BASF.

A reciclagem de baterias é uma alavanca importante para reduzir a pegada de carbono dos veículos elétricos a bateria e é chave para cumprir os ambiciosos requisitos das políticas de circularidade que são esperadas em virtude do Regulamento de baterias proposto pela UE. Estes cobrirarão a eficiência da reciclagem das baterias de ião-lítio, bem como a recuperação de materiais e os objetivos de reciclagem para o níquel, cobalto e lítio.

Show More