A Volkswagen revelou o desenho conceptual do próximo membro da família ID. e o seu primeiro sedan 100% elétrico, o ID.Aero. Posicionando-se no segmento de sedans premium de tamanho médio, a produção deverá ter início em 2023.
À semelhança dos restantes membros da gama ID., o Aero será construído sobre a plataforma elétrica modular MEB do Grupo Volkswagen, estando equipado com a maior unidade baterias de ião-lítio suportada – 77 kWh, tal como o ID.3 e o ID.4 –, sendo contudo de esperar que a marca disponibilize versões mais acessíveis, com baterias de menor capacidade, quando o ID.Aero chegar aos concessionários.
O concept agora apresentado tem quase cinco metros de comprimento e foi desenhado “com base em princípios aerodinâmicos” que se traduzem num coeficiente de resistência de 0,23 Cd, para ajudar o ID.Aero a atingir uma autonomia máxima de 620 km (WLTP).
De acordo com a marca alemã, o ID. Aero transfere o design da família ID. para um sedan de tamanho médio pela primeira vez. Além do “design elegante” e da “aparência dinâmica”, a Volkswagen destaca as jantes de 22 polegadas em dois tons, a abertura das portas através de uma superfície sensível ao toque que reduz “ainda mais” a resistência aerodinâmica, a pintura Polar Light Blue Metallic – tonalidade de cor metálica cujos pigmentos criam um efeito dourado em condições de luz adequadas – contrastando com o teto em preto brilhante, a estreita faixa de luz que se estende horizontalmente a partir do emblema na frente do automóvel, acima dos faróis IQ.Light LED, e os grupos de luzes traseiras LED com estrutura em favo de mel “que criam um visual exclusivo”.
A Volkswagen não revelou especificações de desempenho nem revelou imagens do interior do ID.Aero, focando-se exclusivamente no exterior. Avança contudo que a plataforma MEB permitiu desenvolver um veículo com longa distância entre eixos, conferindo-lhe um interior “excecionalmente espaçoso”.
O ID.Aero agora revelado é, segundo a Volkswagen, um modelo “muito próximo da produção”, sendo assim de esperar alterações mínimas a nível de design. Claramente desenvolvido para ser comercializado globalmente, as vendas terão início na China no segundo semestre de 2023, seguindo-se a Europa logo depois – as unidades destinadas ao mercado europeu começarão a ser produzidas em Emden, na Alemanha, também no próximo ano. Deverá finalmente chegar aos Estados Unidos em 2024.